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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,72
MB
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Título: |
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Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil |
Autor: |
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Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/ENGENHARIA CIVIL |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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185 |
Resumo |
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A contribuição potencial das práticas de treinamento, na construção civil, constitui tema de maior importância, largamente abordado nos últimos anos, na literatura especializada. Em destaque estão as discussões sobre as formas de treinamento voltadas ao operário, que visam, principalmente, à aplicação dos conhecimentos obtidos nestes treinamentos nas atividades diárias. Observa-se que pesquisas em avaliação de treinamento na construção civil ainda são incipientes, especialmente nos casos de pesquisas relacionadas à análise do processo de transferência de conhecimentos. O conceito de transferência de conhecimentos é definido como um processo composto por diversas variáveis complexas, que atuam quando o conhecimento resultante do treinamento é aplicado durante a realização do trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a construção e validação de um modelo de avaliação de transferência, para identificar quais variáveis estão associadas à transferência de conhecimentos, no contexto da construção civil, com base em uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva. As variáveis estudadas na pesquisa e relacionadas à transferência de conhecimentos ao local de trabalho são distribuídas em três categorias: características individuais, do treinamento e do ambiente de trabalho. Foram objeto de análise 229 trabalhadores da construção civil, em atuação na cidade de Florianópolis, e que desenvolviam atividades em três empresas distintas. A estratégia de pesquisa adotada foi o levantamento. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: entrevistas, questionários e observação direta. Os instrumentos de coleta de dados, no total de sete, foram construídos e validados especialmente para a realização da pesquisa e para serem aplicados especificamente aos operários de obras. Os dados foram submetidos a análises estatísticas exploratórias, testes paramétricos, análises fatoriais e de regressão múltipla. Os resultados desta pesquisa, obtidos através da análise de regressão múltipla, indicaram que as variáveis relacionadas ao perfil dos participantes, á motivação e ao ambiente da empresa apresentaram-se associadas ao processo de transferência de treinamento na construção civil. |
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