|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.00
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A exclusão escolar no proeja do IF sul-rio-grandense: representações de estudantes evadidos |
Autor: |
|
Dirnei Bonow
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
308 |
Resumo |
|
Esta dissertação investiga a exclusão escolar no PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) a partir das representações de estudantes que não terminaram o
curso de Montagem e Manutenção de Computadores do IF-Sul (Instituto Federal Sul-rio-grandense) sobre as suas trajetórias escolares, principalmente no respectivo programa. Para isso, discute inicialmente a noção de representação e a sua importância na consolidação de uma perspectiva científica de investigação das
relações sociais e de compreensão da relação entre indivíduo e sociedade. Nessa parte, utiliza o referencial dos autores clássicos das Ciências Sociais e aborda algumas teorias sociais contemporâneas para discutir a efetividade da investigação das representações na interpretação dos sentidos construídos socialmente. Para embasar a análise sobre a relação entre desigualdade e escolarização, faz uso da categoria de exclusão social ao discutir as diferentes abordagens sobre o fracasso
escolar e sobre o entendimento do vínculo entre origem social e desempenho escolar. Tendo como base a regulamentação da educação profissional,
contextualiza os impactos das recentes reestruturações na sua oferta na educação
básica, especialmente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, analisa os princípios e os desafios do PROEJA para se consolidar como uma política pública de educação integral de nível básico para jovens e adultos.
Portanto, esta pesquisa analisa a implantação de uma política pública educacional numa instituição da Rede Federal, contrastando os eus objetivos com as percepções dos agentes, especialmente de alguns estudantes que não terminaram o
curso. Assim, a partir de dados qualitativos colhidos por meio de entrevistas semi-
estruturadas, analisa e compara a implantação do curso de PROEJA na respectiva instituição e as dificuldades que acompanham a aceitação da oferta de tal modalidade na Rede Federal. Com as informações captadas mediante a aplicação
de um questionário, discute as características e a integração ao curso dos estudantes da primeira turma de Montagem e Manutenção de Computadores. Por fim, interpreta as percepções de alunos que se afastaram desta formação sobre as suas trajetórias escolares, principalmente sobre a experiência no PROEJA, com base nas narrativas construídas por estes estudantes durante a aplicação de uma entrevista semi-estruturada. A partir destas representações foi possível verificar os anseios e os dilemas vivenciados por jovens e adultos nas suas trajetórias de
escolarização e de inserção no mundo do trabalho, como também identificar e analisar algumas questões primordiais para a análise crítica da educação pública e do processo de implantação do PROEJA. Os dados e a análise do respectivo curso
indicam os percalços vivenciados pelas instituições de ensino da rede federal na
implantação da educação de jovens e adultos. Além disso, a interpretação das representações dos estudantes investigados, que são discutidas a partir do referencial teórico que analisa a relação dos alunos das classes populares com a
escola e o saber escolar, revela as dificuldades experimentadas por estes para adquirir uma formação escolar de nível médio num contexto de exclusão social. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|