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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
8.44
MB
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Título: |
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Formação inicial de professores:um estudo de caso das práticas de ensino de egressos do curso normal |
Autor: |
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Maxinilian Da Rocha Gomes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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257 |
Resumo |
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A presente dissertação é o resultado do estudo sobre a prática docente de egressos
do Curso de Nível Médio da Modalidade Normal do Instituto Estadual de Educação
São José IEESJ, em exercício do magistério no município de São José do Norte
RS. Nessa pesquisa, procuramos conhecer, interpretar, explicar e compreender que
contradições se apresentam nas práticas pedagógicas dos docentes em relação ao
processo formativo que realizaram como alunos do Curso Normal de Nível Médio.
Para tanto, trabalhamos em dois momentos: o primeiro, identificação, análise e
compreensão das representações sociais que os professores egressos desse curso
desenvolveram como respostas as necessidades de suas vivências durante seu
processo formativo, o segundo, buscamos compreender a representação que eles
fazem sobre a prática profissional que realizam na rede escolar de ensino do
município. Utilizamos como metodologia de análise o estudo de caso, tendo em vista
o interesse em aprofundar-se no conhecimento das experiências/vivências de três
docentes que atendiam aos critérios da pesquisa na eleição de seus sujeitos. Nossa
intenção foi seguir o processo e as etapas do conhecimento na perspectiva do
método dialético, procurando analisar todas as ligações e relações que outros
fenômenos possuem com nosso fenômeno de pesquisa, aproximando ao máximo de
sua totalidade. Logo, tomamos como referência de análise o Projeto Político
Pedagógico, as Matrizes Curriculares e o Regimento Escolar do Curso de Nível
Médio da Modalidade Normal, vigentes no IEESJ, bem como a representação que
os professores possuem de suas práticas pedagógicas. O estudo demonstra que,
mesmo os professores conseguindo construir conhecimentos no decorrer de suas
práticas pedagógicas, de forma a dar conta das situações-limite que a realidade
escolar apresenta, é necessário que a formação inicial articule de modo dialético a
teoria e a prática, promovendo atividades que os orientem ao desenvolvimento de
uma consciência crítica na perspectiva de sentir a necessidade de uma formação
continuada, que os levem a uma permanente busca de saberes que garantam a
materialização da educação sonhada. |
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