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Título:  
  Da Multisseriação à Nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS Décadas de 1980 a 1990
Autor:  
  Claudemir Pereira Madeira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  328
Resumo  
  O presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição de ensino: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Alfredo Dias do município gaúcho de Cerrito. O foco da investigação é o surgimento e o fechamento da instituição; ou seja; do ano de 1961; data da fundação; como escola multisseriada; até o seu fechamento; em 1997; quando tem as suas atividades encerradas em função das políticas de nucleação das escolas rurais. O trabalho é realizado dentro da proposta teórica da História Cultural. O método empregado é a pesquisa documental; e são utilizados principalmente o arquivo morto da Secretaria Municipal de Educação e entrevistas com professoras e ex-alunos. O trabalho investiga e analisa as condições que proporcionaram a criação desta instituição e também a sua trajetória até a nucleação. Para entender este processo; faz-se uma abordagem da história dos municípios de Pedro Osório e Cerrito e da história da instituição; caracterizando a participação da comunidade local na construção e manutenção da escola em estudo. Com as informações trazidas por esta pesquisa; pôde-se inferir que o surgimento da Escola; em 1961; fez parte de uma política de expansão da educação primária do governo estadual de Leonel de Moura Brizola; sendo fundamental a atuação da comunidade de Rincão dos Correas; cuja determinação em proporcionar às crianças da localidade uma escola primária; foi decisiva na concretização deste antigo sonho. As entrevistas foram fundamentais neste estudo; pois ajudaram a preencher lacunas da pesquisa documental e enriquecer com preciosos detalhes a constituição e desenvolvimento desta instituição; como escola rural e multisseriada; precisou transpor muitos obstáculos durante todo o tempo em que esteve em funcionamento.Entende-se; portanto; que a educação rural sempre foi negligenciada pelas autoridades e pela legislação e todas as alternativas pensadas e as políticas implantadas no meio rural; sempre deixaram de fora o seu ator principal: o homem do campo; que precisa de conhecimentos suficientes para controlar os meios de produção; trabalhar com diferentes possibilidades e novas tecnologias que estão no setor; mas principalmente precisa ser respeitado como cidadão e sujeito de todo este processo histórico.
     
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