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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.09
MB
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Título: |
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Da Multisseriação à Nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS Décadas de 1980 a 1990 |
Autor: |
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Claudemir Pereira Madeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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363 |
Resumo |
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O presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição
de ensino: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Alfredo Dias do
município gaúcho de Cerrito. O foco da investigação é o surgimento e o fechamento
da instituição; ou seja; do ano de 1961; data da fundação; como escola
multisseriada; até o seu fechamento; em 1997; quando tem as suas atividades
encerradas em função das políticas de nucleação das escolas rurais. O trabalho é
realizado dentro da proposta teórica da História Cultural. O método empregado é a
pesquisa documental; e são utilizados principalmente o arquivo morto da Secretaria
Municipal de Educação e entrevistas com professoras e ex-alunos. O trabalho
investiga e analisa as condições que proporcionaram a criação desta instituição e
também a sua trajetória até a nucleação. Para entender este processo; faz-se uma
abordagem da história dos municípios de Pedro Osório e Cerrito e da história da
instituição; caracterizando a participação da comunidade local na construção e
manutenção da escola em estudo. Com as informações trazidas por esta pesquisa;
pôde-se inferir que o surgimento da Escola; em 1961; fez parte de uma política de
expansão da educação primária do governo estadual de Leonel de Moura Brizola;
sendo fundamental a atuação da comunidade de Rincão dos Correas; cuja
determinação em proporcionar às crianças da localidade uma escola primária; foi
decisiva na concretização deste antigo sonho. As entrevistas foram fundamentais
neste estudo; pois ajudaram a preencher lacunas da pesquisa documental e
enriquecer com preciosos detalhes a constituição e desenvolvimento desta
instituição; como escola rural e multisseriada; precisou transpor muitos obstáculos
durante todo o tempo em que esteve em funcionamento.Entende-se; portanto; que a
educação rural sempre foi negligenciada pelas autoridades e pela legislação e todas
as alternativas pensadas e as políticas implantadas no meio rural; sempre deixaram
de fora o seu ator principal: o homem do campo; que precisa de conhecimentos
suficientes para controlar os meios de produção; trabalhar com diferentes
possibilidades e novas tecnologias que estão no setor; mas principalmente precisa
ser respeitado como cidadão e sujeito de todo este processo histórico. |
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