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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
19.69
MB
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Título: |
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O retorno do herói - Ronaldo fenômeno no cerne da constituição mítica e do comportamento midiático |
Autor: |
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Marcelia Alves Pieper
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USP/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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193 |
Resumo |
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O estudo propõe-se a investigar nas mídias a consolidação e a desconstrução do discurso
vinculados à questão do mito no esporte; que atinge o imagético humano na medida em
que há uma representação simbólica do esportista incorporando o arquétipo do herói. A
mesma força que as configurações midiáticas predominantes imprimem na formação do
mito também é usada no sentido de decomposição da imagem. O universo do esporte no
Brasil; em especial o futebol; alcançou uma espetacularização tal que; em consonância com
aspectos econômicos; políticos; sociológicos; psicológicos; permeia o inconsciente coletivo
alimentado pelos processos comunicativos das sociedades contemporâneas. Tem-se como
objeto de estudo um aspecto específico presente nas mídias o poder de atribuir
significação bem como uma outra face em que as mesmas instâncias midiáticas podem
sucumbir a um herói; o qual outrora fora sustentado pelas narrativas. No contexto dos
rituais de passagem; delineados por Campbell; o retorno de Ronaldo ao futebol brasileiro
pretende ser analisado à luz do comportamento midiático com base na observação do
noticiário referente ao jogador vinculado pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.
Paulo mediante o cenário esportivo atual determinado pela carência de heróis. Espera-se;
contudo; contribuir para a configuração de quadros conceituais e a compreensão dos
discursos da mídia em relação à alimentação/ desconstrução do mito; mediante um
reordenamento com as constantes transformações tecnológicas. |
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