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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A construção do currículo integrado no âmbito do proeja/PR: a questão da indissociabilidade entre formação geral e formação específica
Autor:  
  Jussara Das Gracas Trindade E Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  830
Resumo  
  Este estudo analisou o processo de construção das propostas de integração curricular no âmbito do Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio à Educação de Jovens e Adultos PROEJA, no estado do Paraná. A pesquisa consistiu na elaboração de um quadro analítico com base na categoria indissociabilidade entre formação geral e formação específica, proposta presente nos Documentos normativos do PROEJA, nas oficinas de trabalho com vistas à elaboração das propostas curriculares e nos planos de curso Técnico em Administração, Técnico em Secretariado e Técnico em Meio Ambiente. Para concretização dessa análise esse estudo partiu do seguinte problema de investigação: o referencial teórico proposto nos documentos preliminares da implantação do PROEJA no estado do Paraná aponta o trabalho como princípio educativo e a articulação entre os eixos ciência, cultura, trabalho, tecnologia e tempo como proposta da organização do currículo integrado e como condição de produzir a indissociabilidade entre formação geral e formação específica. Diante desses enunciados e, considerando a complexidade de seus objetivos, indagou-se: em que medida foi possível assegurar consistência entre as proposições normativas e as propostas dos cursos no que se refere à indissociabilidade entre formação geral e formação específica, pressuposto para a integração curricular com vistas à formação unitária e politécnica, anunciada como desejável no âmbito dessa política? Verificou-se de antemão que ocorre um distanciamento entre as proposições dos documentos normativos e a incorporação dessas proposições nos planos de curso. Levantou-se como hipótese que a explicação para esse distanciamento se deve a uma multiplicidade de sentidos atribuídos à proposição da indissociabilidade entre formação geral e formação específica, considerando o princípio educativo do trabalho, por parte dos sujeitos que elaboraram os documentos normativos e as propostas curriculares. Com base nessa hipótese constatou-se que as propostas construídas nos cursos, Técnico em Administração, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Secretariado, atendem parcialmente aos objetivos anunciados com vistas a alicerçar uma formação humana e profissional capaz de superar a histórica dualidade entre Ensino Médio e Educação Profissional.
     
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