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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,83
MB
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Título: |
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Avaliação de programas de educação profissional: estudo em organizações do sistema |
Autor: |
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Ilana Maria De Oliveira Maciel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFC/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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276 |
Resumo |
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Esta pesquisa abordou a educação profissional do Sistema S embasada em preceitos de abordagens consideradas reprodutivistas; como a tecnicista; focada nos conceitos tradicionais de formação; cujo objetivo é formar e qualificar os trabalhadores no seu ambiente de trabalho; na tentativa de reinserí-los no mercado de trabalho; se assim convier. Como propulsor de um diálogo construtivo; com o objetivo de servir como base na correlação entre a teoria e a prática no processo de análise; as abordagens teóricas evocadas foram as progressista; politécnica; construtivista; cognitivista; tecnicista e andragógica; ambos
com suas peculiaridades; todavia comuns no ato de aprender e ensinar. Baseou-se na busca de respostas sobre os modelos praticados pelo Sistema S; quais as abordagens pedagógicas; estruturas essenciais da educação? E ainda; quais os níveis de avaliação de Kirkpatrick são
praticados nos programas de educação profissional desse Sistema S? A metodologia da pesquisa utilizada; ainda pouco disseminada; foi a quadripolar; cuja dissertação estabelece um diálogo entre quatro polos; a saber: epistemológico ou contextualização histórica e filosófica do
objeto da pesquisa; o teórico que promoveu um diálogo entre os autores; o morfológico; ao relatar os modelos de educação profissional e avaliação; e o técnico; o qual trata das análises no campo da metodologia de pesquisa e dos dados coletados que puderam se
relacionar durante os escritos. Os primeiros resultados foram à afirmação do Sistema S como formador dos trabalhadores e; após análise dos dados coletados; as afirmações de que as abordagens predominantes foram a andragógica e a tecnicista; sendo indispensável
observar o paralelo traçado do objeto de estudo com a avaliação segundo modelo de avaliação adotado que foca em quatro níveis: reação; aprendizagem; comportamento e resultados; o que demonstrou claramente ao observar os resultados a predominância nos níveis de reação ou de satisfação dos participantes nas atividades de formação
profissional e o nível de aprendizagem para as organizações do Sistema S mais desenvolvidas. |
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