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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
406,73
KB
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Título: |
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Estilos e estratégias de aprendizagem: estudo das relações entre os construtos |
Autor: |
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Érika Monqueiro Leme
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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USF/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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220 |
Resumo |
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Este estudo teve por objetivos explorar e verificar a relação existente entre os estilos de
aprendizagem, as estratégias de aprendizagem e o desempenho na compreensão da
leitura. Além disso, foi averiguado o desempenho dos alunos em cada um dos
instrumentos utilizados e as diferenças encontradas entre as variáveis sexo, tipo de
escola e ano escolar em cada um dos testes. Participaram da pesquisa 352 crianças
matriculadas do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola particular e
uma e escola pública do estado de São Paulo, de ambos os sexos e com idades variando
entre 7 e 12 anos. Os testes escolhidos foram a Escada de Estilos de Aprendizagem, a
Escala de Estratégias de Aprendizagem e dois textos preparados de acordo com a
técnica de Cloze. Para a análise dos dados utilizou-se provas de estatísticas descritiva e
inferencial. Os resultados permitiram encontrar diferenças significativas entre o tipo de
escola e os anos escolares dos sujeitos nos quatro instrumentos. Somente os textos de
Cloze revelaram diferenças significativas entre os sexos. Quanto às correlações entre os
instrumentos, verificou-se a existência de uma correlação negativa e significativa entre a
dimensão condições ambientais e ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais.
Esse resultado revela que quando as condições do ambiente oferecidas diminuem,
aumenta a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. A correlação entre os
escores da Escala de Estilos de Aprendizagem e os textos de Cloze foi positiva e
significativa para a dimensão condições instrumentais, revelando que quanto maior a
diversificação de materiais na sala de aula, melhor o desempenho na compreensão da
leitura. Por fim, a correlação positiva e significativa entre a dimensão estratégias
metacognitivas e os textos de Cloze, sugerindo que à medida que aumenta o uso dessas
estratégias, aumenta o desempenho em compreensão da leitura. |
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