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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Estilos e estratégias de aprendizagem: estudo das relações entre os construtos
Autor:  
  Érika Monqueiro Leme   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USF/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  220
Resumo  
  Este estudo teve por objetivos explorar e verificar a relação existente entre os estilos de aprendizagem, as estratégias de aprendizagem e o desempenho na compreensão da leitura. Além disso, foi averiguado o desempenho dos alunos em cada um dos instrumentos utilizados e as diferenças encontradas entre as variáveis sexo, tipo de escola e ano escolar em cada um dos testes. Participaram da pesquisa 352 crianças matriculadas do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental de uma escola particular e uma e escola pública do estado de São Paulo, de ambos os sexos e com idades variando entre 7 e 12 anos. Os testes escolhidos foram a Escada de Estilos de Aprendizagem, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e dois textos preparados de acordo com a técnica de Cloze. Para a análise dos dados utilizou-se provas de estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados permitiram encontrar diferenças significativas entre o tipo de escola e os anos escolares dos sujeitos nos quatro instrumentos. Somente os textos de Cloze revelaram diferenças significativas entre os sexos. Quanto às correlações entre os instrumentos, verificou-se a existência de uma correlação negativa e significativa entre a dimensão condições ambientais e ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. Esse resultado revela que quando as condições do ambiente oferecidas diminuem, aumenta a ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais. A correlação entre os escores da Escala de Estilos de Aprendizagem e os textos de Cloze foi positiva e significativa para a dimensão condições instrumentais, revelando que quanto maior a diversificação de materiais na sala de aula, melhor o desempenho na compreensão da leitura. Por fim, a correlação positiva e significativa entre a dimensão estratégias metacognitivas e os textos de Cloze, sugerindo que à medida que aumenta o uso dessas estratégias, aumenta o desempenho em compreensão da leitura.
     
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