Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,92 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Da arte como comunicação à comunicação como arte: uma abordagem da estética cubista em Guernica
Autor:  
  Rosângela Araujo Pires Vig   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISO/COMUNICAÇÃO E CULTURA
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  880
Resumo  
  O Cubismo, ao romper com os processos mimetizadores da natureza, suscitou críticas, por parte do público, que não compreendia a representatividade e via a estética nova, como disforme, geometrizada e grotesca. Esta pesquisa tem objetivo, por meio de um estudo da obra Guernica de Pablo Picasso, esclarecer os ideais estéticos do período em questão, aproximando o receptor da linguagem do artista, com a finalidade não somente de levá-lo a compreender o Cubismo, mas também a Arte que se seguiu depois. Durante um ano, foram coletados dados do período, do artista e da estrutura textual da obra em questão. O estudo do processo comunicativo da Arte cubista foi feito, com base nas teorias do signo de Saussure e de Peirce e nas funções da linguagem, de Jackobson. O aprofundamento nos conceitos do jogo presente na Arte, bem como o problema da beleza e da sublimidade, foram aqui estudados, tendo como referência, Kant e Schiller. Após a reunião de dados, foi necessária a busca de obras que influenciaram Picasso, tanto nos aspectos estéticos e técnicos, quanto nos filosóficos e comunicacionais.
     
    Baixar arquivo