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Título:  
  Cidadania digital: uma proposta de educação complementar para a inclusão digital e o combate às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo: o caso CDI
Autor:  
  Tanya Linda Rothgiesser   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/CIÊNCIAS SOCIAIS
Área Conhecimento  
  CIÊNCIA POLÍTICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  235
Resumo  
  ‘CIDADANIA DIGITAL’: palavras de amplo entendimento quando separadas. Se vinculadas, problematizam a abordagem sociológica da expressão de um tempo. E remetem à busca, nos últimos decênios, de uma proposta de resultados à questão crucial das desigualdades sociais, entre as quais situa-se, com relevância, a da exclusão digital. Frente aos novos desafios das sociedades informacionais, a organização não governamental CDI-Comitê para a Democratização da Informática introduz, em 1995, uma proposta político pedagógica para a inclusão digital que, inspirada no educador Paulo Freire, articula conteúdos de informática e cidadania. Tem por objetivo, “transformar vidas” e, desta forma, promover a inclusão social. A presente pesquisa busca os resultados qualitativos desta proposta de educação complementar para o combate às desigualdades sociais em nosso país. Com este foco, concentramos os levantamentos em quatro instituições sem fins lucrativos, parceiras do CDI, na cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de quatro meses foram entrevistados coordenadores, educadores, educandos e voluntários de Escolas “CDI Comunidade” e “EIC-Escola de Informática e Cidadania”, tendo sido seus depoimentos contrastados com as propostas da Organização. Os resultados da pesquisa nos revelam que a articulação metodológica ´Informática e Cidadania´ - por nós entendida como um processo de promoção da ‘Cidadania Digital´ - tem propiciado novas possibilidades de enfrentamento da info-exclusão no Brasil e contribuído, desta forma, para o combate às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo.
     
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