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Título:  
  Avaliando uma proposta de ensino para crianças que apresentam dificuldades em leitura e escrita
Autor:  
  Thais Helena Tadiotto Martimiano   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  261
Resumo  
  As habilidades de leitura e escrita são ferramentas essenciais para a formação de um cidadão. Os resultados oficiais do sistema de avaliação de desempenho (SARESP), aplicado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, mostram que muitos alunos chegam à 4ª série do Ensino Fundamental sendo incapazes de produzir e interpretar textos. A Análise do Comportamento, por meio de pesquisas com base no modelo de equivalência de estímulos, tem mostrado resultados promissores em relação ao ensino de leitura. Novos estudos, focalizando o repertório de escrita, poderão trazer resultados que possam contribuir para que professores possam agir de forma mais eficiente, condição necessária para que ocorra a erradicação do analfabetismo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de uma programação de ensino, aplicada Mestre®, nas habilidades de leitura e escrita de oito alunos de 4ª série de Ensino Fundamental de uma escola localizada na periferia da Zona Norte. Os participantes foram indicados pelos respectivos professores, pois, de acordo com o processo de avaliação adotado pela escola, se encontravam em categorias indicativas de desempenho insatisfatório no processo de alfabetização. O procedimento de coleta de dados iniciou-se com a avaliação do repertório inicial do aluno (antes do treino). O treino consistiu de relações entre palavras (ditadas e escritas) e figuras, relações entre palavras (escritas e ditadas) e letras, e relações entre sílabas e letras, focalizando palavras com sílabas simples e complexas, testando-se a leitura expressiva e a escrita manual das palavras de ensino. Avaliou - se a generalização da leitura e da escrita por meio de testes de leitura expressiva e escrita manual de palavras novas e de frases, estas contendo palavras ensinadas e novas. Reaplicou-se o teste de avaliação do repertório inicial e, transcorridos 27 dias da finalização do treino, realizou-se teste para verificar a manutenção do desempenho. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes começou a ler, além das palavras treinadas, palavras novas e frases, e que todos os participantes estavam em processo de generalização de escrita de tais palavras, deixando claro que o procedimento foi eficaz
     
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