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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.87
MB
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Título: |
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Futebol, tecnologia e aprendizagem: corpo, performance e criatividade |
Autor: |
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Almir De Oliveira Ferreira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E DESIGN DIGITAL |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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332 |
Resumo |
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O objeto de estudo desta pesquisa são os processos de ensino e aprendizagem do futebol nos clubes e escolas, e o crescente papel que o emprego da tecnologia vem desempenhando na formação dos atletas profissionais deste esporte. A pesquisa leva em conta a história da constituição do futebol, envolvendo desde manifestações em culturas antigas até sua forma moderna, e sua subseqüente transformação em um espetáculo que desperta emoções e move multidões em diferentes contextos e lugares do mundo, com enorme presença e importância na cultura brasileira. A partir de um panorama das formas que a preparação dos atletas de futebol assume neste contexto, tendo em conta o impacto do pensamento científico e da tecnologia sobre a performance do atleta profissional de futebol, o trabalho recorre às direções oferecidas pela fenomenologia merleau-pontyana para propor uma maneira de compreender os modos como a corporeidade se traduz nas capacidades de um corpo encontrar soluções criativas em meio a situações de alta complexidade cognitiva exigidas no futebol. Levando-se também em conta o papel dos jogos eletrônicos que simulam partidas de futebol, e o modo como estes jogos ressignificaram o treinamento deste esporte, busca-se estabelecer uma relação tal entre a aprendizagem do futebol, as fases de desenvolvimento da criança, a ludicidade e a performance, que favoreça transpor as barreiras da representação, em direção à capacidade criativa. Neste percurso, recorre-se, como referência, principalmente, aos trabalhos de Merleau-Ponty e seus comentadores, aos trabalhos de Foucault sobre a disciplina do corpo, aos relatos do uso de jogos eletrônicos por jovens atletas, a textos de Gallahue, Unzelt, e Frisselli & Mantovani |
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