|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,02
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Acesso, permanencia e evasão nos cursos do PROEJA em instituições de ensino de Curitiba-PR. |
Autor: |
|
Flavia De Jesus Mendes Debiásio
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UTFPR/TECNOLOGIA |
Área Conhecimento |
|
INTERDISCIPLINAR |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
316 |
Resumo |
|
Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar o acesso, a permanência e a evasão dos jovens e adultos em seu percurso no PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, em escolas públicas de Curitiba – PR. Os objetivos específicos buscaram evidenciar como se dá o acesso ao programa, pesquisando as formas de divulgação e o processo seletivo nos cursos do PROEJA, caracterizar o perfil dos estudantes, identificar quais foram as motivações que os levaram ao ingresso no PROEJA, suas impressões e expectativas inicias, identificar quais foram as condições e motivações que levaram à permanência no curso, qual a taxa de evasão e seus possíveis motivadores. A metodologia constou de revisão bibliográfica, análise documental, observação direta nas escolas, questionário submetido aos alunos, entrevista com os coordenadores de curso nas seguintes instituições de ensino da cidade de Curitiba: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de edificações (construção civil); Colégio Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), no curso de construção civil; e Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira (CEPMAT), no curso de informática. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|