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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,08
MB
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Título: |
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A educação profissionalizante com a lei n.5692/71 no Paraná: o ensino público de São José dos Pinhais e o colégio estadual Victor Ferreira do Amaral de Curitiba |
Autor: |
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Roberto Evair Falcioni
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UTFPR/TECNOLOGIA |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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343 |
Resumo |
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Este trabalho aborda a implantação da Lei n. 5.692/71 no sistema educacional brasileiro, com uma análise focada na obrigatoriedade do ensino profissionalizante em nível médio e suas consequências sociais e econômicas. Teve como objetivo investigar os impactos da Lei n.5.692/71 na educação em nível nacional, e o aprofundamento com a pesquisa de campo em dois colégios do estado do Paraná: Colégio Estadual Costa Viana da cidade de São José dos Pinhais e Colégio Estadual Victor do Amaral da capital paranaense. O intuito foi traçar um estudo comparativo da implantação da reforma educacional de 1971 entre o que a revisão de literatura afirmou ter ocorrido na década de 1970 na educação brasileira, com o que foi encontrado nos dois colégios pesquisados. Para tanto, partiu-se da descrição de um breve histórico do ensino profissional na sociedade moderna, com o seu advento no século XIX na França, passando por algumas determinadas experiências profissionalizantes, como a criação
das Escolas de Aprendizes Artífices, o SENAI, as Escolas Técnicas Federais, até chegar à Lei n. 5.692 na década de 1970 no Brasil. Como conclusão foi possível apontar as conseqüências da obrigatoriedade do ensino profissionalizante, como a desqualificação do aluno no mercado de trabalho, acentuando a problemática dualidade do ensino, e como o ensino profissional acabou por reproduzir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseada numa sociedade de exploração e desigualdade.
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