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Título:  
  Proposta metodológica de aprendizagem significativa para o ensino do espanhol na modalidade de educação a distância - EAD
Autor:  
  Teresa Vargas Sierra   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  246
Resumo  
  O trabalho aqui apresentado tem como objetivo a reflexão sobre o uso de mapas conceituais no ensino e aprendizagem de Espanhol Instrumental em cursos tecnológicos a distância e as eventuais dificuldades surgidas na utilização da modalidade de Educação a Distância - EAD. Nesse sentido, apresentam-se conceituações a respeito dessa modalidade e sobre a aprendizagem significativa, o uso de mapas conceituais como ferramenta adequada ao desenvolvimento de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. O estudo propõe a aplicação de mapas conceituais na busca de soluções que nortearão o processo de ensino-aprendizagem rumo à aprendizagem significativa. Autores como Bardin (2007), Behrens (2005), Cañas (2000), Díaz Barriga (2006), Gardner (1994), Levy (1997), Ontória (1995), Peters, (2001), Novak (1988), Torres (2002), entre outros, foram fundamentais para o estudo aqui apresentado. Optou-se por uma metodologia qualitativa, proposta por meio de Estudo de Casos e elegeu-se como instrumento de investigação um questionário. Realizou-se uma primeira pesquisa em dois cursos presenciais com alunos de dois cursos tecnológicos, durante o período de fevereiro a maio de 2008. A segunda pesquisa foi realizada com alunos de um curso tecnológicos na modalidade de EAD, durante o período de abril a junho de 2008. Para desenvolver a pesquisa, foi elaborado o questionário, cujos resultados possibilitaram a análise da metodologia utilizada nos polos de apoio presencial, o material didático, a relação Professor-Tutor/Aluno e temas relacionados com o ensino-aprendizagem, com apoio de bibliografia selecionada. Como procedimento de análise e interpretação dos dados, foi utilizado o recurso de estudo de casos. Embora os resultados tenham originado sinais positivos para consolidar métodos e materiais utilizados nos polos de apoio presenciais, observa-se, como necessário continuar a observação, o estudo e a discussão da disciplina do Espanhol Instrumental na modalidade a distância, até adequá-la às reais necessidades do aluno, como sujeito autônomo de sua própria aprendizagem, principalmente porque dois fatos novos se conjugam: a necessidade de apreensão de um novo idioma para o desenvolvimento profissional e o desafio de fazê-lo por meio de novas tecnologias de estudo e aprendizagem. Colaborou, também, para a realização do presente estudo, a observação e a experiência da pesquisadora no ensino de Espanhol na modalidade a distância durante os últimos sete anos.
     
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