Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  21,50 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Competência leitora numa experiência de educação não-formal na ONG Fraternidade do Triângulo Ramatis
Autor:  
  Rita de Cássia Santos Almeida   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISAL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  167
Resumo  
  Esta pesquisa aborda a competência leitora de um grupo de alunos que freqüentam um Projeto de Leitura na ONG “Fraternidade do Triângulo Ramatís”, na cidade de Limeira, São Paulo. Visa ao conhecimento do que consiste a produção da leitura, e as estratégias usadas no momento em que esses leitores a desenvolvem, assim como a verificação da compreensão leitora a partir dos níveis de leitura implantados pelo Pisa 2000 e os abordados por alguns outros autores que indagam essa problemática. Por se tratar de uma experiência de educação não-formal, e devido às características da pesquisa, privilegiou-se o estudo de caso, uma vez que o enfoque é dado ao grupo em questão, e por meio da pesquisa participante uma vez que se escolheram para a coleta de dados, instrumentos como a observação direta, o diálogo, o questionário e a atividade escrita. Procura-se, em seguida, apresentar alguns momentos da prática de leitura, inclusive de algumas dificuldades manifestas durante sua compreensão, e ao encerrar, analisam-se os dados coletados nas entrevistas, as atitudes dos treze alunos da ONG, suas práticas de leitura e associa-os aos teóricos citados, interpretando o aproveitamento desses educandos.
     
    Baixar arquivo