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Título:  
  Qualidade na educação a distância: contribuições da formação de professores para a modalidade
Autor:  
  Marilice Mugnaini Soffa   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  336
Resumo  
  Esta dissertação apresenta um estudo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em programas de formação de pós-graduação lato e strictu sensu. Visando ao cumprimento do Referencial de Qualidade para a Educação a Distância 3 "Material Didático", foi construído um Objeto de Aprendizagem (OA) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Eureka para a formação de professores e tutores que trabalham (ou desejam trabalhar) com a EAD. Este OA sistematizado na ferramenta "Material Didático Online" do ambiente foi aplicado para estes profissionais, com a finalidade de contribuir para a qualidade desta formação e apresentar uma temática fundamental e relevante quando se aborda a Educação a Distância. O objetivo deste estudo foi analisar a importância da formação de professores para a qualidade na Educação a Distância e se justifica por sua atualidade e relevância para a modalidade, pois a ampliação da reflexão sobre a Educação a Distância tem conseguido demonstrar que a questão de um melhor desempenho educacional não se resume ao surgimento de melhores instrumentos de ensino. Está subordinado, igualmente, a muitos outros fatores que estão presentes na cultura, na economia, ou seja, na organização social estabelecida à sobrevivência da modalidade. É dentro deste prisma, que surge uma oportunidade de repensar como está sendo concebida a formação de professores na EAD e do que está sendo feita nela. Neste caminho, esta investigação se propôs contribuir em um aprofundamento das compreensões de qualidade que se colocam sob postas à formação do profissional-docente para esta modalidade da Educação. A experiência permitiu questionar as contribuições da formação de professores para a qualidade da Educação a Distância. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa do estudo de caso, para alcançar seus objetivos com procedimentos metodológicos como questionário com perguntas semiestruturadas para alcançar os objetivos propostos. A análise decorreu com profissionais/discentes e docentes de diversas áreas de estudo, com diferenciado tempo de experiência e que trabalham, ou desejam trabalhar com a Educação a Distância. Para embasar o trabalho, apoiou-se em teóricos como Torres (2003, 2004, 2008, 2009) e Vianney (2003, 2008) para versar sobre o histórico da legislação da EAD no Brasil, Dias Sobrinho (1995) ao abordar a avaliação institucional. Behrens (1995, 2005, 2008), Nóvoa (1995) e Zabalza (2004) para tratar sobre a formação de professores. Belloni (1999) e Landim (1997) permitiram acercar-se sobre a formação de professores para a EAD. Com os resultados atingidos, concluiu-se que, a grande contribuição de uma adequada formação continuada para estes profissionais é sim, a qualidade, ou seja, formar docentes para a EAD implica qualidade dos cursos e atividades e consequentemente a valorização e o respeito a esta modalidade.
     
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