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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Os estilos de aprendizagem, a metacognição e a organização da prática docente na educação infantil
Autor:  
  Maria Gabriela Zgôda Cordeiro Afonso   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/PR/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  563
Resumo  
  Atualmente, no Brasil, encontramos poucas pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, especialmente no que se refere à formação de professores e suas conseqüências na aprendizagem e no ensino. Nota-se uma tendência para escrever sobre esse segmento de ensino, apenas, do ponto de vista lúdico, ou das relações de cuidados assistencialistas. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB 9394/96, exige-se do profissional que atua nessa área da educação básica uma formação mínima de nível superior. Na Educação Infantil a criança inicia o processo de sistematização dos conhecimentos elaborados socialmente. Sendo assim, esta pesquisa se propôs a identificar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e das professoras de Educação Infantil, estimular a professora a repensar sua prática, objetivando o aprendizado dos alunos. A investigação é definida como pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, uma vez que as professoras foram convidadas a serem investigadoras de suas realidades. A parceria entre a pesquisadora e as três professoras envolvidas foi o procedimento que possibilitou a ressignificação da prática docente. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevistas semi-estruturadas com as professoras, observação de sala de aula por meio de protocolos, Questionário Honey/Alonso de Estilos de Aprendizagem, Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem e a avaliação metacognitiva. A aplicação do instrumento com as crianças ocorreu em três momentos diferentes, sendo que, no intervalo do segundo para o terceiro momento, houve a partir dos dados uma reelaboração do planejamento de aula. Essa reelaboração por parte da professoras teve, como resultado nos alunos, um maior equilíbrio entre os estilos de aprendizagem e proporcionou a elas uma nova visão sobre o ensinar e o aprender.
     
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