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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,20
MB
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Título: |
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A contribução do ambiente virtual Eureka para a realização de um módulo virtual de aprendizagem sobre inteligência emocional na disciplina de psicologia do esporte do curso de bacharelado em Educação |
Autor: |
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Franciele Luci Matucheski
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/PR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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284 |
Resumo |
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Para inovar as aulas presenciais e fornecer aos docentes possibilidades de ampliar as suas
práticas pedagógicas, a PUCPR desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem, o Eureka.
Este ambiente disponibiliza aos agentes educacionais diferentes ferramentas virtuais que
tornam o processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo e flexível. Visando flexibilizar
o tempo e espaço de estudo, foi estruturado o SAAW no próprio ambiente; esta
funcionalidade propicia aos docentes da instituição construir objetos de aprendizagem que
podem ser utilizados tanto nas aulas presenciais quanto a distância; ademais, propicia à
PUCPR ofertar cursos ostentados na Portaria dos 20% do MEC. Este estudo buscou verificar
se o Eureka, juntamente com todas as suas ferramentas e funcionalidades, proporciona um
aprendizado significativo por meio da modalidade a distância. Para a realização da pesquisa
foi construído um objeto de aprendizagem, sobre Inteligência Emocional e Esportes, que foi
aplicado em duas turmas do 7° período do curso de bacharelado em Educação Física da
PUCPR, totalizando 72 alunos. Para a obtenção dos dados em relação à contribuição do
Eureka na aprendizagem da modalidade a distância, os alunos realizaram um conteúdo sobre
Inteligência Emocional da disciplina de Psicologia do Esporte na modalidade online e, para
tal, utilizaram módulos virtuais de aprendizado disponibilizados nesse ambiente. A duração
desta experiência foi de quatro semanas. As atividades desenvolvidas distribuíram-se na
participação em chat, fórum, leitura dos módulos, elaboração de papers, inserção de
webgrafia, entre outras. A análise dos dados deste trabalho está apoiada em renomados
autores da temática EAD, como FORMIGA (2009), MATOS; TORRES (2009), MORAN
(2006), PORTILHO (2009), SILVA (2006). Esta pesquisa aponta que os alunos mostraram-se
resistentes à modalidade de ensino online, pois necessitam da presença física do professor,
além de não possuírem autonomia para gerenciar os seus estudos, o que pode ser justificado
pelo ensino tradicional herdado da educação básica. Porém, mesmo resistentes à EAD, os
alunos em sua grande maioria alcançaram uma aprendizagem significativa e aprovaram as
ferramentas do Eureka. |
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