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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
707,28
KB
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Título: |
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O professor reflexivo e sua prática na atual organização da escola pública |
Autor: |
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Maria Lourdes Della Coletta Marquette
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/PR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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181 |
Resumo |
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Com o objetivo de analisar as implicações da organização do trabalho na escola pública de ensino fundamental para a prática dos professores, este estudo toma como objeto de investigação os tempos, os espaços e as motivações que levam os professores à reflexão sobre suas práticas pedagógicas. São objetivos específicos: (i) analisar a organização do trabalho na escola, tendo em vista os tempos e os espaços para os professores refletirem suas práticas; (ii) identificar o que mobiliza os professores quanto à necessidade de uma reflexão sobre a prática; (iii) identificar quais as formas utilizadas pelos professores na escola para a prática reflexiva. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise documental. Participaram da pesquisa oito professores de educação básica, três supervisores, a diretora e a vice-diretora de uma escola da rede municipal de ensino de Curitiba. O estudo ancorou-se em autores como: Freire (1979; 1996); Nóvoa (1992); Fazenda (orgs. 1997); Pimenta (2000); Schön (2000); Vasconcellos (2003). O estudo revelou que: (i) a organização da escola inclui tempos e espaços para os professores refletirem sobre suas práticas durante as horas-permanência, sendo esse tempo também utilizado para a formação continuada dos professores, pois, além da realização de reflexão coletiva, planejamentos de aulas e atividades pedagógicas, os professores fazem estudos e cursos diferenciados; (ii) o enfrentamento das dificuldades que surgem na sala de aula mobilizam os professores à prática reflexiva; (iii) as formas utilizadas na escola para a prática reflexiva partem da reflexão individual pelos professores, seguida de encontros para trocas de experiências entre eles; (iv) os professores têm consciência da necessidade da formação continuada e da prática reflexiva, a partir dos desafios e das novas exigências no campo da educação que exige profissionais cada vez mais qualificados e permanentemente atualizados. |
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