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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
509,15
KB
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Título: |
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A intertextualidade na obra Libertinagem, de Manuel Bandeira: uma contribuição para o ensino de língua portuguesa |
Autor: |
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Mylene Abud Santoro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/LÍNGUA PORTUGUESA |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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362 |
Resumo |
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No presente trabalho, examinamos a importância da intertextualidade para o estabelecimento de novas e diferenciadas leituras. Como corpus, elegemos a obra Libertinagem, de Manuel Bandeira, que integra o período modernista do autor. Relação de um texto com outro ou outros textos pré-existentes, a intertextualidade é um dos sete fatores de textualidade propostos por Beaugrande e Dressler. Vistas aqui no âmbito da Lingüística Textual, em sentido amplo ou restrito, em concordância ou dissonância, as relações intertextuais dependem da interação autor-leitor para garantir a coerência da obra e o maior grau de informatividade. Dependem, também, do conhecimento de mundo do leitor/receptor para atingirem seus objetivos. A intertextualidade enriquece o processo de leitura e pode ser usada como importante ferramenta em sala de aula pelos professores de língua materna. O recurso auxilia no desenvolvimento de uma leitura instigante, profunda, divertida e, acima de tudo, crítica. |
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