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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,68
MB
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Título: |
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Reforço escolar: avaliação do caderno de apoio pedagógico na secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro |
Autor: |
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Ricardo Birenbaum
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CESGRANRIO/AVALIAÇÃO |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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245 |
Resumo |
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O propósito da presente dissertação foi o de avaliar o Caderno de Apoio Pedagógico do 9º ano de matemática - um recurso vinculado ao programa de reforço escolar da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Na qualidade de assessor nessa Secretaria, o autor percebeu grande inquietação por parte das equipes pedagógicas e dos professores em geral, com relação à aprendizagem dos alunos, na passagem do ensino fundamental para o médio, especialmente no que tange a matemática. Duas questões avaliativas nortearam o processo isto é, uma em relação ao mérito do Caderno, ou seja, sua qualidade interna e outra quanto à sua relevância, ou seja, sua contribuição para melhorar a aprendizagem dos alunos com baixo rendimento em matemática. Indicadores de mérito e relevância foram construídos a partir dessas questões. Participaram da avaliação, 27 professores de matemática do 9º ano, usuários do referido caderno de apoio pedagógico, os quais responderam aos itens de uma checklist, justificando suas respostas. Os resultados mostraram o mérito e a relevância do referido caderno, ressaltando, porém aspectos que precisam ser aperfeiçoados para assegurarem e ampliarem a efetividade de tal recurso num substancial e crescente rendimento escolar dos alunos, não só na disciplina de matemática como também na sua motivação e autoestima. Lições para a prática emergiram desta avaliação. |
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