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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,76
MB
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Título: |
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Imprensa, educação e sociedade no interior paulista: Ribeirão Preto (1948-1959) |
Autor: |
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Andréa Márcia Santana
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/ARAR/EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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291 |
Resumo |
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Partindo da análise de três jornais da cidade de Ribeirão Preto, esta pesquisa buscou reconstituir parcialmente, na ótica da imprensa escrita, o debate educacional no interior paulista, em meados do século XX. A investigação teve como objetivos: examinar como a educação primária e a secundária foram retratadas na imprensa local, verificar como jornais de diferentes matrizes político-ideológicas debateram e elaboraram propostas para a educação, analisar o processo de urbanização e modernização da cidade de Ribeirão Preto, na ótica da imprensa local e contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história da educação paulista. A abordagem teórica privilegiou a história cultural. Dentro desta vertente, a pesquisa foi norteada pelos conceitos de classe, cultura e experiência, desenvolvidos pelo historiador Edward Palmer Thompson. As décadas de 40 e 50 do século XX representam, para a História do Brasil Republicano, a transição do rural para o urbano, da oligarquia para a democracia, do agrário para o industrial. Nesse processo, a educação teve um papel decisivo e estratégico. A análise dos jornais possibilitou acompanhar o crescimento da cidade de Ribeirão Preto, os problemas decorrentes do aumento populacional e como as várias camadas sociais, segundo os periódicos, se apropriaram do espaço urbano. Em relação ao ensino primário, a pesquisa evidenciou as políticas públicas, que buscaram atender as reivindicações das camadas populares e os problemas decorrentes da democratização do ensino básico, temáticas que circularam nos jornais e que demarcaram a escola pública como espaço ideal para a educação popular. Com relação ao ensino secundário, os periódicos, enalteceram as escolas e colégios, identificados como instituições tradicionais, responsáveis pela formação da elite intelectual de Ribeirão Preto. Os problemas, os desafios e o embate entre o ensino público e o ensino privado, também estavam presentes nos jornais e foram objeto de análise aprofundada. |
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