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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,41
MB
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Título: |
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Ensino de artes e fotografia: um click na educação |
Autor: |
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Ivana Dantas Rêgo
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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423 |
Resumo |
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Esta dissertação investiga a leitura que os alunos fazem do espaço escolar, a partir de
experiências com fotografias digitais nas aulas da disciplina Artes. Na procura por compreender o
tempo no qual vivemos com mudanças e descobertas tecnológicas diárias, tempo onde os códigos
não cessam de alimentar a imaginação é que se torna relevante essa leitura. Para tanto, o uso da
fotografia, pensada como prática social incorporada, há mais de um século e meio, ao modo pelo
qual se representa o mundo e a nós mesmos, foi o lugar definido para a pesquisa. A questão
norteadora procura responder como planejar a elaboração e a produção artística, via tecnologias
contemporâneas, de forma a garantir a construção de conhecimentos em Artes, numa disciplina
escolar. Toma como objetivos implodir num mundo escópico e no autoritarismo cultural escolar,
o privilégio das linguagens verbal e lógica que esmagam outras formas de expressão, com o
propósito de contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelos
alunos, bem como captar a diversidade de elementos estéticos existentes no espaço escolar para
implodir em si um diálogo social concreto. Encontra apoio teórico em Lyon e Bauman para
entendimento das condições que presidem a contemporaneidade; em Barbosa com a Proposta
Triangular para o ensino de Artes; em Dubois e Kossoy com relação as questões ligadas à
fotografia. As experiências fotográficas são parte do projeto “Um olhar sobre o Espaço Escolar”,
efetivado com os alunos de quatro classes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola técnica
estadual, com duração de um ano contemplando estudos de história da arte, apreciação de
fotografias de obras de arte e do espaço escolar. No ápice, a feitura de fotografias,
contextualização e exposição final. Os resultados revelam que obra de arte, espaço escolar,
professora e alunos se fisgam mutuamente, num forte caráter de politização no tempo do olhar –
máquina, a disciplina Artes, via fotografia digital, é uma estratégia de trabalho escolar condizente
com a experiência do sujeito contemporâneo de ver e ser visto através da mediação de
instrumentos técnicos. Essa dissertação participa da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano
Escolar, permitindo concluir que ver, significar e produzir arte naquele momento, naquele
contexto, na processualidade e nas implicações daí advindas, ressignifica a educação escolar
porque cria comportamentos e experiências subjetivas inteiramente novas. |
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