|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
5,64
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Um movimento na história da educação musical no Brasil: uma análise da campanha pela Lei 11.769/2008 |
Autor: |
|
Luis Felipe Radicetti Pereira
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIRIO/MÚSICA |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2010 |
Acessos: |
|
393 |
Resumo |
|
A presente dissertação se insere na área de Música e Educação. Através do relato dos
fatos relativos à campanha "Quero Eucação Musical na Escola", propõe uma análise
crítica do processo histórico-político que culminou com a sanção da lei 11.769/2008
(conhecida como a lei que trata da volta da educação musical ao currículo obrigatório do
ensino básico nas escolas brasileiras). Esta Lei se insere na perspectiva histórica da
Educação Musical no Brasil como um movimento setorial da sociedade civil organizada
com características sem precedentes, tornado possível devido às condições sóciopolíticas
contemporâneas. Referenciada no Conceito de Hegemonia de Antonio Gramsci
e nos escritos do sociólogo francês Michel Maffesoli, a pesquisa busca identificar as
condições objetivas que permitiram a ocorrência desta relação exitosa entre sociedade
civil e Poder Legislativo durante os 21 meses da campanha. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|