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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,62
MB
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Título: |
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Vida para a arte e arte para a vida: lugares da educação em arte na constituição subjetiva |
Autor: |
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Anai Heaser Pena
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNB/PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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204 |
Resumo |
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Esse trabalho investiga como a educação em arte se reflete na constituição subjetiva de
pessoas que participaram de projeto social ou artístico-cultural com esse tipo de atividade.
Tem como objetivos específicos: identificar os significados construídos por essas pessoas a
partir da experiência de educação em arte; analisar as relações entre esses significados e os
contextos sócio-culturais de sua produção; contribuir para a reflexão sobre as abordagens
baseadas em arte na pesquisa científica. A fundamentação teórica está alicerçada na
Psicologia Cultural e Histórico-Social, na compreensão do papel das imagens na
construção de significados e sentidos, e na história da educação em arte no Brasil. A
fundamentação metodológica é da pesquisa qualitativa, em especial da compreensão da
pesquisa como bricolagem e do uso de abordagens artísticas. Participaram dessa pesquisa:
4 entrevistados objeto de estudo de caso, Estela, Flora, Eleutério e Ditirambo; 9
entrevistados que constituíram o pano de fundo da análise dos estudos de caso, FD, JS, PA,
WA, PG, CG, RA, GS, JD; 9 coordenadores de projetos sociais e culturais, presentes nas
cidades de Brasília (n=2), Taguatinga (n=1), Ceilândia (n=5), Planaltina (n=1); 8
servidores de órgãos governamentais que ofereciam apoio ou incentivo a projetos sociais
ou artístico-culturais com atividades de educação em arte. Foram realizadas observações,
pesquisa documental, conversas, entrevistas semi-estruturada, entrevista narrativa
autobiográfica verbal, entrevista narrativa visual. As informações construídas foram
analisadas por meio de metodologias artísticas, como um diário e livro de recortes,
construção de um mural, de um conto e de retratos, entre outras estratégias de análise, em
busca de temas e significados da educação em arte na constituição subjetiva. Identifiquei
duas orientações semióticas das propostas educativas em arte nesses projetos de educação
não-formal: (i) voltadas mais para as finalidades estéticas da educação em arte; (ii) voltada
para os ganhos secundários ou finalidades instrumentais dessa educação. Foi possível
verificar a influência da configuração dos significados atribuídos à arte em cada contexto
sobre a forma como os participantes narravam a influência de sua experiência educativa
em arte sobre si mesmos. O estudo permite identificar a educação em arte, segundo as
narrativas de ex-participantes de projetos artístico-culturais, como um meio de atender à
necessidade de criar um conduto permanente para a criação e apreciação artística, uma
forma de construir, multiplicar e transformar a si e seu meio, uma forma de inserção social
e identificação cultural. As narrativas construídas pelos participantes evidenciaram três
orientações semióticas principais de significação da arte: como meio, como modo, ou
complemento de vida. O presente estudo também ilustra a fertilidade das abordagens
artísticas e do uso de imagens e narrativas visuais para a pesquisa em Psicologia. |
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