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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
705,96
KB
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Título: |
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Análise crítica dos projetos político-pedagógicos de dois programas de residência multiprofissional em saúde da família |
Autor: |
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Fernanda Almeida Dos Santos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FIOCRUZ/SAÚDE PÚBLICA |
Área Conhecimento |
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SAÚDE COLETIVA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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264 |
Resumo |
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A discussão sobre a multiprofissionalidade na formação é tema recorrente no campo da
saúde; desde meados da década de 70. Apesar do considerável tempo de acúmulo do
debate; somente na década de 90 foram implementadas políticas públicas coerentes com o
anseio de se alcançar as mudanças tidas como necessárias. Neste sentido; a Estratégia de
Saúde da Família ESF configurou-se como um importante passo rumo à construção de
novos valores e objetivos para o trabalho e a educação no setor.
A partir de 2002; o Ministério da Saúde passou a financiar diversos programas de
Residência Multiprofissional e (uniprofissional) em Área da Saúde; em distintos níveis de
atenção; entre os quais estavam os programas direcionados à formação para a Atenção
Básica. Cabe ao profissional formado para atuação na Atenção Básica comprometer-se com
os princípios norteadores da ESF e ser capaz de diagnosticar; planejar; intervir e avaliar as
questões de saúde que acometem os sujeitos; as famílias e comunidades adscritas.
A educação profissional; conforme prevê a Constituição Federal da República e a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação LDB; é um subsistema de ensino; regido por normas
semelhantes às dos outros processos educacionais. A elaboração do Projeto políticopedagógico;
atualmente; consiste em determinação legal e deve ser vista como uma
construção coletiva; de elaboração processual; imbuída de preceitos teóricos; filosóficos e
políticos; que se materializam na prática pedagógica.
O objetivo desta pesquisa é; por meio da análise crítica dos Projetos político-pedagógicos
de dois Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família; contribuir para a
continuidade e aprofundamento do debate sobre o aspecto pedagógico dos cursos; partindo
da premissa de que este é um ponto crucial para as ações futuras de aprimoramento;
credenciamento e avaliação das Residências.
Foram realizadas entrevistas com os coordenadores de curso e preceptores das duas
instituições participantes; além da exploração de seus Projetos político-pedagógicos
escritos; instrumentos de avaliação empregados e demais documentos considerados
pertinentes.
No que se refere aos marcos conceituais estruturantes dos Programas; ambos
evocaram conceitos; direcionamentos teóricos; recomendações políticas e estratégias
didáticas semelhantes em suas falas e documentos; convergência que se justifica por se
tratarem de idéias atualmente legitimadas e valorizadas no campo da saúde e;
especialmente; na atenção básica. As diferenças mais significativas encontradas entre os
cursos relacionam-se às singularidades das características locorregionais. |
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