Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2,19 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O lugar da arte na educação superior: conflitos e utopia
Autor:  
  Tatiane Maria Abreu   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISO/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2010
Acessos:  
  211
Resumo  
  O presente trabalho; articulado a uma pesquisa ampla acerca da formação do estudante universitário; realizada pelo Grupo de Estudos em Educação Superior do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso); traz uma reflexão sobre as relações entre o ensino da arte e a formação dos estudantes universitários do Município de Sorocaba. Considerando-se o avanço da economia de mercado e a política neoliberal; parte-se da hipótese de que as IES (Instituições de Ensino Superior); ao priorizarem a lógica capitalista; tendem a promover uma educação que privilegia o conhecimento pragmático; instrumental e normativo; formando estudantes estritamente para o mercado de trabalho e para o consumo; relegam a presença da arte a mero passatempo ou distração; banalizando-a e tirando dela seu potencial transformador e crítico. Através de pesquisa bibliográfica; discute-se a necessidade da arte (FISCHER) e algumas especificidades das artes de elite e popular e da arte para consumo (HELLER; LUKÁCS e ADORNO). A presença da arte na cidade de Sorocaba; centro focal deste estudo; e as influências dos poderes público e privado no fomento e patrocínio da arte na cidade e no currículo dos cursos universidades locais são também revistos; a ponto de se questionar se a presença de arte para o consumo representaria uma tensão na formação universitária; uma vez que não colabora para a formação crítica dos estudantes. Por fim; conclui-se que a arte é necessária no currículo universitário mas que; devido à formação voltada para o trabalho e para o encaixe na sociedade de consumo; as formas de arte mais presentes na cidade e na universidade são as formas alienantes; não sendo esse fato; um conflito; já que esse viés se encaixa aos propósitos da formação dos estudantes.
     
    Baixar arquivo