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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,19
MB
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Título: |
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O lugar da arte na educação superior: conflitos e utopia |
Autor: |
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Tatiane Maria Abreu
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2010 |
Acessos: |
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211 |
Resumo |
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O presente trabalho; articulado a uma pesquisa ampla acerca da formação do estudante
universitário; realizada pelo Grupo de Estudos em Educação Superior do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso); traz uma reflexão sobre as relações entre o ensino da arte e a formação dos estudantes universitários do Município de Sorocaba. Considerando-se o avanço da economia de mercado e a política neoliberal; parte-se da hipótese de que as IES (Instituições de Ensino Superior); ao priorizarem a lógica capitalista; tendem a promover uma educação que privilegia o
conhecimento pragmático; instrumental e normativo; formando estudantes estritamente para o
mercado de trabalho e para o consumo; relegam a presença da arte a mero passatempo ou
distração; banalizando-a e tirando dela seu potencial transformador e crítico. Através de
pesquisa bibliográfica; discute-se a necessidade da arte (FISCHER) e algumas especificidades
das artes de elite e popular e da arte para consumo (HELLER; LUKÁCS e ADORNO). A presença da arte na cidade de Sorocaba; centro focal deste estudo; e as influências dos poderes público e privado no fomento e patrocínio da arte na cidade e no currículo dos cursos universidades locais são também revistos; a ponto de se questionar se a presença de arte para o consumo representaria uma tensão na formação universitária; uma vez que não colabora para a formação crítica dos estudantes. Por fim; conclui-se que a arte é necessária no currículo universitário mas que; devido à formação voltada para o trabalho e para o encaixe na sociedade de consumo; as formas de arte mais presentes na cidade e na universidade são as formas alienantes; não sendo esse fato; um conflito; já que esse viés se encaixa aos propósitos da formação dos estudantes. |
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