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Título:  
  Currículo para a formação do pedagogo com especificidade em tecnologias da informação e da comunicação
Autor:  
  Maria Eunice Costa Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Educação
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [ea] Edição do Autor
Instituição:/Programa  
  UNINORTE
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  4,186
Resumo  
  O presente trabalho é o resultado da investigação sobre Currículo para a Formação do Pedagogo com especificidade em Tecnologias da Informação e da Comunicação da Faculdade Guaraí. O objetivo da pesquisa foi estudar o processo de formação acadêmica do Curso de Pedagogia para verificar se há inclusão das TICs como componente curricular. A finalidade é contribuir com uma proposta de inclusão desses recursos no currículo de Pedagogia. Como aporte teórico optou-se por Giroux, Piaget, Vigotsky, Levy, Kenski, Peter Drucker e Moreira, tendo como princípios a contribuição desses autores na educação do Brasil e do mundo na preservação dos valores humanos e a diversidade cultural. Utilizou-se o método exploratório de cunho quantitativo e a pesquisa caracterizou-se como estudo de caso. As técnicas utilizadas para coleta de dados: leituras de livros, artigos de internet, revistas educativas, entrevistas e analise documental: Projeto Pedagógico e Estruturas Curriculares. Os dados foram analisados e tabulados em textos, tabelas e gráficos com uma analise interpretativa. Os resultados revelam que o currículo do Curso de Pedagogia está fora do contexto e precisa ser atualizado para acompanhar as mudanças ocorridas nos últimos tempos e atender as exigências do atual contexto social, cultural e tecnológico em que vivemos. Os recursos tecnológicos como a internet e o computador não são utilizados pelos professores para desenvolver sua prática docente. Constatou-se que os acadêmicos concluem o curso sem dominar as ferramentas da Tecnologia da Informação e da Comunicação – Tics para atuarem na prática de ensino nas escolas. Os professores do Curso de Pedagogia não possuem domínio e nem técnicas de como utilizar as TICs no ensino e aprendizagem , pois poucos fazem uso do laboratório de Informática e nem propõem que os alunos o utilizem. Essas comprovações revelam que é preciso investir na formação continuada dos professores, na estruturação de uma nova proposta curricular de forma que as TICs possam ser integradas para proporcionar uma formação ampla de profissionais para atuar na sociedade.
     
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