|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
236,60
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Um modelo de governança corporativa: caso Apsa |
Autor: |
|
Fernando Henrique Schneider
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
IBMEC/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
584 |
Resumo |
|
Este trabalho acadêmico tem como objetivo apresentar um modelo de
governança corporativa para uma empresa familiar do mercado imobiliário. A governança
corporativa surge no Brasil em um contexto marcado pela estabilização da moeda, pela
globalização e pela conseqüente preocupação com a necessidade de aprimoramento dos
processos produtivos e sobretudo de gestão.
Em nosso país, a governança está focalizada nas funções estratégicas e
de gerenciamento empresarial, uma vez que a figura do acionista controlador é
predominante. Está relacionada diretamente à intenção de profissionalização e
modernização de uma gestão, à credibilidade percebida pelos “stakeholders” em relação à
organização, bem como associada à uma visão de perenização.
Com isso, as empresas familiares viram na governança corporativa
uma saída para enfrentarem seus desafios que vão além daqueles inerentes aos seus
mercados de atuação, pois dizem respeito à sucessão, à sociedade entre irmãos, ao
consórcio de primos, às demandas crescentes por parte dos familiares, principalmente ao se
levar em conta que apenas 15% delas conseguem passar para a terceira geração e somente
5% sobrevivem a ela.
A empresa escolhida para o desenvolvimento deste estudo de caso foi a
Apsa – Administração Predial e Negócios Imobiliários S/A, por ser familiar, por passar
por um processo de transição, onde membros de várias gerações estão atuando em conjunto
e por fazer parte de um mercado onde a maioria das empresa é de origem familiar.
O modelo proposto poderá trazer grande contribuição para a
perpetuidade desta organização e de outras, à medida em que se torne um motivador para
que seus acionistas reflitam sobre o assunto. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|