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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
807,58
KB
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Título: |
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Análise da implantação e implementação da política de educação permanente na educação profissional em saúde do sistema único de saúde no estado do Rio Grande do Sul |
Autor: |
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Hedi Berwaldt Daniel
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/SAÚDE E GESTÃO DO TRABALHO |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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223 |
Resumo |
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A Portaria GM//MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, estabelece, no Brasil, novas
diretrizes e estratégias para a implementação da Educação Permanente em Saúde
(EPS) e inclui-se, nesta, a Educação Profissional em Saúde, cujo foco são os
trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente estudo
teve como objetivo analisar o processo de implantação e implementação da Política
Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) na Educação Profissional
em Saúde no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada por meio de um
estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu
em dois momentos: 1) Leitura dos documentos fornecidos das oficinas de
sensibilização; 2) Entrevistas aplicadas aos gestores regionais, estaduais e técnicos
das CRS integrados à Comissão Permanente de Integração de Ensino e Serviço
(CIES), que participaram de oficinas de sensiblização; bem como os técnicos da
Escola Estadual de Educação Profissional em Saúde do Rio Grande do Sul
(ETSUS), responsáveis pela oficina de sensibilização. A análise dos documentos
pautou-se em relatar o processo ocorrido nas oficinas e se estas alcançaram o
objetivo proposto, que era de instrumentalizar e sensibilizar os participantes quanto
à formação profissional de nível médio na saúde. Verificou-se que as oficinas foram
exitosas. Para as entrevistas, foi utilizado um roteiro com perguntas
semiestruturadas, gravadas e transcritas. Todos os critérios éticos foram cumpridos.
Os resultados obtidos nas entrevistas estão analisados em duas categorias
definidoras: 1) Conhecimento sobre a Portaria GM/MS 1996/ 2007; 2) Implantação e
implementação da PNEPS na Educação Profissional em Saúde no RS. Os
entrevistados demonstraram conhecimento teórico sobre a referida portaria,
conforme as funções desenvolvidas em seu cotidiano de trabalho. A proposta de
descentralização da ETSUS/RS e sua função como gestora da Educação
Profissional em Saúde no estado é compreendida pelos entrevistados. As facilidades
elencadas foram: o financiamento; o bom acesso junto ao Colegiado de Gestão
Regional (COGERE); e o comprometimento dos segmentos da PNEPS. As
dificuldades corresponderam: à falta de recursos humanos na Secretaria de Estado
de Saúde (SES), tanto em nível central como nas CRS; ao acúmulo de trabalho; à
ETSUS ainda não se encontrar credenciada para desenvolver suas atividades
educativas no estado; à dificuldade de liberação dos trabalhadores dos municípios
para formação; à demora na descentralização da ETSUS; e aos entraves
operacionais para a execução de recursos financeiros no estado. Contudo, as
instâncias gestoras responsáveis vêm buscando alternativas para solucionar essa
situação. Espera-se que este estudo traga uma reflexão sobre o processo de
implantação da Política de Educação Permanente na educação profissional de nível
médio no Estado do Rio Grande do Sul e que realmente haja investimento na
concretude da educação profissional como uma política de saúde. |
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