Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  905,22 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O interacionismo sócio-discursivo em análises de produções de texto no processo seletivo de vestibular
Autor:  
  Joelma Rezende Xavier   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Mestrado
Acessos:  
  968
Resumo  
  Nesta pesquisa; objetivamos descrever e a analisar aspectos relacionados à construção da eficácia argumentativa em textos-resposta produzidos em prova de Redação do vestibular; utilizando; para isso; as orientações teóricas do Sócio-Interacionismo Discursivo (BRONCKART; 1999). A partir da concepção de que o texto é um produto sócio-histórico em constante interação com a realidade subjetiva; com os gêneros de textos disponíveis historicamente no intertexto e com o contexto em que se insere a ação de linguagem; levantamos a hipótese de que a produção de um texto eficaz decorre; principalmente; do domínio dos elementos discursivos responsáveis por sua configuração. Foram; então; investigadas as estratégias usadas por sujeitos-produtores em uma situação específica de escrita (os candidatos ao vestibular) para demarcar: (a) a tipologia textual orientada no objetivo da instrução da prova – a argumentação; (b) o uso dos operadores argumentativos; (c) uma perspectiva enunciativa; por meio do uso das modalizações. Na análise realizada; exploraram-se os elementos constituintes do folhado textual (BRONCKART; 1999): a infra-estrutura geral do texto; os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Os resultados alcançados evidenciaram que; de um modo geral; a produção escrita no contexto avaliativo do vestibular ainda apresenta deficiências no nível macro-sintático; uma vez que; de acordo com as ocorrências do corpus¸ a maioria dos candidatos não articulou; satisfatoriamente; os elementos constituintes do tipo textual argumentativo; no nível da textualização; já que a maioria dos candidatos apresentou dificuldade em operar as marcações lingüísticas responsáveis pela argumentação; e; finalmente; no nível enunciativo; pelo fato de muitos candidatos não demonstrarem um domínio efetivo dos mecanismos enunciativos; responsáveis; sobretudo; pela representação da subjetividade no corpo do texto.
     
    Baixar arquivo