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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
905,22
KB
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Título: |
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O interacionismo sócio-discursivo em análises de produções de texto no processo seletivo de vestibular |
Autor: |
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Joelma Rezende Xavier
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMG/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Acessos: |
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968 |
Resumo |
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Nesta pesquisa; objetivamos descrever e a analisar aspectos relacionados à construção da eficácia argumentativa em textos-resposta produzidos em prova de Redação do vestibular; utilizando; para isso; as orientações teóricas do Sócio-Interacionismo Discursivo (BRONCKART; 1999). A partir da concepção de que o texto é um produto sócio-histórico em constante interação com a realidade subjetiva; com os gêneros de textos disponíveis historicamente no intertexto e com o contexto em que se insere a ação de linguagem; levantamos a hipótese de que a produção de um texto eficaz decorre; principalmente; do domínio dos elementos discursivos responsáveis por sua configuração. Foram; então; investigadas as estratégias usadas por sujeitos-produtores em uma situação específica de escrita (os candidatos ao vestibular) para demarcar: (a) a tipologia textual orientada no objetivo da instrução da prova a argumentação; (b) o uso dos operadores argumentativos; (c) uma perspectiva enunciativa; por meio do uso das modalizações. Na análise realizada; exploraram-se os elementos constituintes do folhado textual (BRONCKART; 1999): a infra-estrutura geral do texto; os mecanismos de textualização e os mecanismos enunciativos. Os resultados alcançados evidenciaram que; de um modo geral; a produção escrita no contexto avaliativo do vestibular ainda apresenta deficiências no nível macro-sintático; uma vez que; de acordo com as ocorrências do corpus¸ a maioria dos candidatos não articulou; satisfatoriamente; os elementos constituintes do tipo textual argumentativo; no nível da textualização; já que a maioria dos candidatos apresentou dificuldade em operar as marcações lingüísticas responsáveis pela argumentação; e; finalmente; no nível enunciativo; pelo fato de muitos candidatos não demonstrarem um domínio efetivo dos mecanismos enunciativos; responsáveis; sobretudo; pela representação da subjetividade no corpo do texto. |
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