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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,70
MB
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Título: |
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A integralidade do cuidado na formação da enfermeira |
Autor: |
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Lyra Candida Calhau Rebouas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFBA/ENFERMAGEM |
Área Conhecimento |
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ENFERMAGEM |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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337 |
Resumo |
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A integralidade do cuidado no processo de formação da enfermeira é um estudo realizado
com doze docentes e nove discentes de um curso de graduação em enfermagem de uma
cidade do interior do estado da Bahia. Neste trabalho busquei analisar o princípio da
Integralidade do cuidado à saúde nas práticas curriculares desenvolvidas no processo de
formação da enfermeira, através da noção de integralidade trazida pelos entrevistados, bem
como evidências de aproximações e distanciamentos do princípio nas práticas curriculares.
Utilizei como referencial teórico a produção científica do LAPPIS. No percurso
metodológico, utilizei a abordagem qualitativa, com coleta de dados através da técnica de
grupo focal. Para trabalhar os dados coletados, utilizei a análise temática, onde identifiquei
cinco unidades temáticas: Compreensão da Integralidade do cuidado, Conhecimento do SUS,
Acolhimento, Trabalho em equipe, Equilíbrio entre as áreas clinica e preventivas. Os
resultados evidenciaram que as noções acerca de integralidade trazidas pelos informantes são
bem restritas, se considerarmos os complexos sentidos que a literatura tem atribuído a esse
princípio. Há uma valorização dos aspectos legais do SUS em detrimento dos seus princípios
e formas práticas e possíveis de aplicação cotidiana. A qualidade do cuidado prestado ao
usuário durante a prática curricular é influenciada pelo pouco tempo, pela alta demanda e
pela supervalorização da técnica. Ficou evidente também uma desvalorização do trabalho em
equipe, à medida que cada profissional oferece a sua assistência dentro do campo de
conhecimento que possui, e ainda haver no curso um enfoque mais acentuado na saúde
coletiva, o que leva a formação de profissionais pouco qualificados para atuar na área
hospitalar. Esses achados nos remete a refletir, que devemos rever e aprofundar as práticas
didático-pedagógicas que vem sendo utilizadas no processo de formação profissional para o
setor saúde, no sentido de que estas tem se dado de maneira tradicional, pontual e
desarticulada do contexto social, com poucas possibilidades de formar sujeitos com
capacidade crítica e propositiva para atuarem nos espaços sociais, para transformar a
organização das práticas e construir serviços institucionais que visem a consolidação de
políticas sociais mais universalizantes, justas e integrais. |
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