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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
533.95
KB
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Título: |
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Imaginários das mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra |
Autor: |
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Raquel Moreira Silveira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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321 |
Resumo |
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Esta pesquisa realizou-se no programa de pós-graduação, em Educação, nível mestrado, da UFPel, na temática que trata das relações entre Educação, Imaginário e Representações Simbólicas. O trabalho trata de uma investigação autobiográfica que possuí como aportes teóricos, os estudos do imaginário. As reflexões que este trabalho se propõe; às idéias-forças (MORIN,1995) que envolvem e constituem o universo feminino da mulher negra. Ele possibilitou que autora reexaminasse sua própria história, trazendo para este trabalho as múltiplas pertenças que compõem, a constituição da professora negra, a partir do olhar das mães-mulheres que com ele ajudaram a tecer na trajetória.
Portanto esta pesquisa buscou, sobretudo, desvelar a constituição da professora negra: mulher-negra, filha de criação de uma família de origem alemã.
Este desvelamento se deu a partir das narrativas das mães-mulheres que fazem parte desta trajetória. Sendo os sujeitos de pesquisa as: minhas duas mães de criação, a avó materna e mãe biológica, entretecida com o olhar da autora sujeito-pesquisadora.
É uma pesquisa de cunho qualitativo e autobiográfico, cujo material foi à memória e a reconstituição da minha história de vida.
Nessas narrativas emergiram alguns núcleos de sentido, como ressonâncias de suas falas, todas instituidoras da história da professora negra que sou. São eles: família de mães-mulheres, o espaço-casa-Igreja e o silenciamento (REIS DA SILVA, 2000). |
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