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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5.57
MB
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Título: |
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A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de de licenciatura da UFPel |
Autor: |
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Cátia Simone Ribeiro Barcellos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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460 |
Resumo |
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Este trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na
Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação.
Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito
estudantes afro-brasileiros e afro-brasileiras, em quatro cursos de Licenciatura da
UFPel, e buscou analisar como estes/as estudantes percebem essa identidade no
interior da Universidade, na sua formação de futuros/as professores/as, nos cursos
de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar
como se deu a construção desta identidade e a percepção dos alunos e das alunas
em relação ao fato de serem universitários/as negros/as, a principal fonte de dados
utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através
de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas
trajetórias de vida familiares e escolares antes e durante seus ingressos no Ensino
Superior. Além das entrevistas com os/as estudantes, foi feita uma entrevista com o
Pró-Reitor de Graduação da UFPel, a fim de obter os dados de raça/etnia desta
comunidade e analisar qual a relação dessa Universidade com as questões étnicoraciais,
principalmente no que diz respeito à população afro-descendente; procedi,
ainda, a uma análise documental nas fichas de matrícula dos/as estudantes e em
dois jornais para obtenção de dados considerados relevantes. O referencial teórico
adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos
Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram
utilizados autores e autoras que têm produzido sobre a temática no Brasil. O
trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito,
racismo e discriminação que influenciaram e ainda influenciam diretamente as suas
identidades dentro e fora do contexto da Universidade, mostrando como são
marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como diferentes, devido ao
fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a
estabelecida como padrão na sociedade. A construção da identidade étnico-racial
dos sujeitos da pesquisa enquanto afro-brasileiros/as constitui-se em meio às
vivências familiares e escolares pelas quais passam antes e durante seus ingressos
no Ensino Superior. A percepção destes/as alunos/as em relação a serem
universitários/as negro/as, depois de terem participado do presente estudo, foi
ampliada, já que, antes, percebiam-se apenas enquanto minoria e, hoje, avaliam que
têm um compromisso social e político consigo mesmos e com os/as outros/as afrobrasileiros/
as que ainda não ocupam o espaço da Universidade. A pesquisa teve o
intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que
pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de
enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem
não tem tido a oportunidade de se expressar. |
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