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Título:  
  A construção da identidade de estudantes afro-brasileiros/as e suas experiências acadêmico-universitárias em cursos de de licenciatura da UFPel
Autor:  
  Cátia Simone Ribeiro Barcellos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  430
Resumo  
  Este trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Curso de Mestrado em Educação. Problematizou os processos de construção da identidade étnico-racial de oito estudantes afro-brasileiros e afro-brasileiras, em quatro cursos de Licenciatura da UFPel, e buscou analisar como estes/as estudantes percebem essa identidade no interior da Universidade, na sua formação de futuros/as professores/as, nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Matemática e Biologia. Para analisar como se deu a construção desta identidade e a percepção dos alunos e das alunas em relação ao fato de serem universitários/as negros/as, a principal fonte de dados utilizada foram os depoimentos orais dos/as próprios/as alunos/as, obtidos através de entrevistas com roteiros semi-estruturados, em que falaram sobre as suas trajetórias de vida familiares e escolares antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. Além das entrevistas com os/as estudantes, foi feita uma entrevista com o Pró-Reitor de Graduação da UFPel, a fim de obter os dados de raça/etnia desta comunidade e analisar qual a relação dessa Universidade com as questões étnicoraciais, principalmente no que diz respeito à população afro-descendente; procedi, ainda, a uma análise documental nas fichas de matrícula dos/as estudantes e em dois jornais para obtenção de dados considerados relevantes. O referencial teórico adotado para dar embasamento à pesquisa teve a contribuição dos Estudos Culturais e de estudos baseados nas Teorias Críticas em Educação, em que foram utilizados autores e autoras que têm produzido sobre a temática no Brasil. O trabalho analisa o relato dos/as estudantes falando das experiências de preconceito, racismo e discriminação que influenciaram e ainda influenciam diretamente as suas identidades dentro e fora do contexto da Universidade, mostrando como são marcados ao longo das suas vidas por serem vistos como “diferentes”, devido ao fato de terem a cor da pele e a textura do cabelo de uma outra forma, que não a estabelecida como padrão na sociedade. A construção da identidade étnico-racial dos sujeitos da pesquisa enquanto afro-brasileiros/as constitui-se em meio às vivências familiares e escolares pelas quais passam antes e durante seus ingressos no Ensino Superior. A percepção destes/as alunos/as em relação a serem universitários/as negro/as, depois de terem participado do presente estudo, foi ampliada, já que, antes, percebiam-se apenas enquanto minoria e, hoje, avaliam que têm um compromisso social e político consigo mesmos e com os/as outros/as afrobrasileiros/ as que ainda não ocupam o espaço da Universidade. A pesquisa teve o intuito de mostrar, através da fala dos/as próprios/as estudantes, as dificuldades que pessoas de classes populares e de etnias consideradas minoritárias têm de enfrentar para permanecerem no sistema escolar de ensino, e de dar voz a quem não tem tido a oportunidade de se expressar.
     
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