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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
492.28
KB
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Título: |
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Modos de endereçamento no currículo: construindo feminilidades e sexualidades no recreio escolar |
Autor: |
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Andrea Vieira Braga
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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318 |
Resumo |
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Este texto ocupa-se das relações entre currículo, feminilidades e sexualidade. Tem como objetivo investigar a construção das feminilidades e da sexualidade nas séries iniciais do ensino fundamental através dos modos de endereçamento presentes no currículo escolar.
Quando falo em currículo refiro-me às práticas discursivas, baseadas especificamente no Tema Transversal Orientação Sexual, parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e não-discursivas, as atividades livres ou dirigidas no recreio escolar, aos modos de endereçamento e técnicas físicas de controle corporal, ao regulamento de controle do espaço e tempo dos/as estudantes e técnicas de organização arquitetônicas que, articuladas ou não, produzem tipos específicos de feminilidades diretamente ligadas ao contexto social no qual estão inseridos.
Desde uma perspectiva pós-estruturalista e a partir dos pressupostos de Ellisabeth Ellsworth (2001) sobre os modos de endereçamento busco entender a construção das feminilidades e da sexualidade no currículo escolar. Considerando que essas noções se dão através de relações de poder busquei mapeá-las e experimentá-las através de uma metodologia de inspiração etnográfica realizada numa escola publica no município de Cerrito Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada contemplou a observação do recreio escolar nessa escola, acompanhada de entrevistas com as supervisoras do recreio dessa instituição e a produção de um diário de campo e a análise do Tema Transversal Orientação sexual. A pesquisa foi realizada com alunos de primeira e segunda série do ensino fundamental. Argumento que através dos modos de endereçamento do currículo produzem um determinado padrão de feminilidade e sexualidade. |
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