|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
4,47
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Investigação de opções de transporte de carga geral em contêineres nas conexões com a região Amazônica |
Autor: |
|
Karênina Martins Teixeira
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
USP/SC/ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
772 |
Resumo |
|
Comércio e indústria, atualmente, respondem por parcela significativa do Produto Interno
Bruto (PIB) do Brasil e juntos demandam significativa quantidade de transporte de carga,
principalmente do tipo fracionada, fato que, nos últimos anos provocou o crescimento do
transporte desse tipo de carga. O elevado crescimento industrial, em 2004 e 2005, nos
principais estados da região norte do país, Amazonas e Pará, indicam o aumento potencial da
demanda por transporte de carga fracionada entre o norte e o sudeste, que concentra o maior
mercado consumidor do Brasil. As grandes distâncias, entre o norte e o sudeste, fazem o custo
de transporte ter impacto significativo no preço final das mercadorias. Esse fato levou à
procura por opções de transporte de menor custo, para tornar os produtos fabricados na região
norte mais competitivos no mercado interno. Atualmente, existe predominância do transporte
rodoviário no corredor norte-sudeste, o que desperdiça, por hipótese, o potencial de outros
modos de transporte, como cabotagem, transporte fluvial e, futuramente, transporte
ferroviário (Ferrovia Norte-Sul e Ferronorte). Isso motivou o desenvolvimento desta pesquisa,
que tem como objetivo avaliar opções de transporte intermodal, econômica e
operacionalmente mais atraentes que as praticadas hoje no transporte de carga geral
fracionada (produtos e insumos industrializados) em conexões com a região Amazônica. A
metodologia empregada no trabalho utilizou: (1) técnica de construção de cenários; (2)
modelos de custo de transporte para os modos rodoviário, ferroviário, marítimo e fluvial; e (3)
sistema de informação geográfica. Os resultados obtidos nesta tese indicam que opções de
rotas rodo-marítimas e rodo-fluviais apresentam significativas reduções no custo total de
transporte com relação às rotas preferenciais, hoje, praticadas para as ligações entre
Belém-São Paulo e Manaus-São Paulo. Os resultados mostram, também, não haver
perspectivas para o transporte rodo-ferroviário e rodo-fluvial-ferroviário nessas ligações, uma
vez que, neste caso, o custo obtido é maior que os das rotas hoje praticadas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|