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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,74
MB
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Título: |
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Ensino de física centrado na experiência visual: um estudo com jovens e adultos surdos |
Autor: |
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Salete De Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIFRA/ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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293 |
Resumo |
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Este estudo trata de uma pesquisa empírica de cunho qualitativo descritivo, que envolveu a
elaboração, condução e análise de uma proposta de ensino de Física para surdos, centrada na
experiência visual. A proposta de ensino combina uma seqüência de atividades de
Hidrostática, ao nível introdutório, com as estratégias de experimentação, grupos de
aprendizagem e comunicação bilíngüe assistida por uma intérprete, em uma perspectiva de
educação que visa à inclusão ao conhecimento. O estudo teve como objetivo compreender
como essa proposta pode auxiliar aos surdos no desenvolvimento de conceitos físicos
relevantes, bem como no desenvolvimento de outros conteúdos importantes ao crescimento
integral do ser humano, tendo-se como referência a cultura e a vivência de membros dessa
comunidade. A proposta foi elaborada e conduzida centrada na experiência visual, em uma
concepção pedagógica construtivista de desenvolvimento humano, fundamentada na teoria
sócio-histórica de Vygotsky e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Participaram desta pesquisa jovens e adultos surdos integrantes da Associação de Pais e
Amigos dos Surdos (APAS), da cidade de Passo Fundo, RS. Os participantes foram atendidos
na modalidade de oficina oferecida pela APAS. Como instrumentos de coleta de dados foram
utilizados registros escritos dos jovens e adultos surdos em cadernos de atividades, diário de
campo do professor, questionários e imagens vídeo filmadas dos episódios da sala de aula. As
análises dos resultados foram feitas utilizando-se o método de análise de conteúdo. Para as
análises, os jovens e adultos foram categorizados em grupos, a saber: Grupo 1, composto de
três alunos, os quais durante sua trajetória educacional freqüentaram classes inclusivas, sem
acompanhamento de intérprete, e o Grupo 2, formado por dois alunos que tiveram sua vida
educacional mesclada por classes inclusivas com acompanhamento de intérprete e em classe
somente freqüentada por alunos surdos, com professores que utilizavam LIBRAS. Os
resultados deste trabalho indicam que é possível incluir jovens e adultos surdos ao
conhecimento com a utilização de métodos de ensino que privilegiem a experiência visual.
Observou-se que os alunos demonstraram a possibilidade de desenvolvimento de conteúdos
conceituais com a formulação de conceitos introdutórios da Hidrostática. Demonstraram
também conteúdos atitudinais, como: comunicação, auto-estima, socialização, envolvimento,
interesse e curiosidade em aprender; e conteúdos procedimentais, como: manuseio adequado
do material experimental, realização de medições, observações, verificação de regularidades,
comparação e confirmação de hipóteses. Como um dos resultados deste trabalho, foi
elaborado um módulo didático contendo a seqüência de atividades de ensino-aprendizagem
utilizada para este estudo, o qual poderá ser utilizado por outros professores como apoio ao
ensino de surdos. |
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