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Título:  
  Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol
Autor:  
  Aldemir José Teles   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPE/NEUROPSIQUIATRIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Área Conhecimento  
  CIÊNCIAS DA SAÚDE
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  1,082
Resumo  
  O presente estudo visa investigar qual das variáveis, idade ou tempo de prática deliberada do futebol exerce maior influência sobre a aquisição de habilidades cognitivas, avaliadas através dos testes de conhecimento tático declarativo e conhecimento tático procedimental. A amostra foi composta de cinqüenta e oito crianças e adolescentes, com idade variando de 8 a 13 anos, participantes de projetos em que o futebol é ensinado. O estudo foi conduzido através do desenvolvimento de seis tarefas. Inicialmente foi utilizado um questionário para identificar o tempo de participação no projeto e a quantidade de prática do futebol fora do projeto. Em seguida foi aplicada a tarefa para avaliar o conhecimento tático declarativo, por meio da apresentação de imagens, onde o avaliado respondeu sobre qual a melhor solução para a situação apresentada. Quatro tarefas foram utilizadas para avaliar o conhecimento tático procedimental: o teste KORA Oferecer-se e Orientar-se, que avalia a habilidade do jovem de encontrar espaço para receber a bola, e o teste KORA Reconhecer Espaço, que avalia a habilidade de reconhecer o melhor momento para a realização do passe. Realizada a coleta de dados e a análise estatística, foi verificado que a idade dos participantes foi a variável que mais influenciou no desempenho das habilidades. As tarefas do conhecimento tático declarativo e o KORA Reconhecer Espaço, convergente, estavam correlacionados com a idade. E as médias, nesses testes, foram estatisticamente diferentes quando comparadas às dos subgrupos etários. Não foi observada influência do tempo de prática deliberada nas habilidades estudadas.
     
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