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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
931.63
KB
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Título: |
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Conhecimento tático declarativo e procedimental em crianças e adolescentes praticantes de futebol |
Autor: |
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Aldemir José Teles
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPE/NEUROPSIQUIATRIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1,082 |
Resumo |
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O presente estudo visa investigar qual das variáveis, idade ou tempo de prática
deliberada do futebol exerce maior influência sobre a aquisição de habilidades cognitivas,
avaliadas através dos testes de conhecimento tático declarativo e conhecimento tático
procedimental. A amostra foi composta de cinqüenta e oito crianças e adolescentes, com
idade variando de 8 a 13 anos, participantes de projetos em que o futebol é ensinado. O estudo
foi conduzido através do desenvolvimento de seis tarefas. Inicialmente foi utilizado um
questionário para identificar o tempo de participação no projeto e a quantidade de prática do
futebol fora do projeto. Em seguida foi aplicada a tarefa para avaliar o conhecimento tático
declarativo, por meio da apresentação de imagens, onde o avaliado respondeu sobre qual a
melhor solução para a situação apresentada. Quatro tarefas foram utilizadas para avaliar o
conhecimento tático procedimental: o teste KORA Oferecer-se e Orientar-se, que avalia a
habilidade do jovem de encontrar espaço para receber a bola, e o teste KORA Reconhecer
Espaço, que avalia a habilidade de reconhecer o melhor momento para a realização do passe.
Realizada a coleta de dados e a análise estatística, foi verificado que a idade dos participantes
foi a variável que mais influenciou no desempenho das habilidades. As tarefas do
conhecimento tático declarativo e o KORA Reconhecer Espaço, convergente, estavam correlacionados com a idade. E as médias, nesses testes, foram estatisticamente diferentes
quando comparadas às dos subgrupos etários. Não foi observada influência do tempo de
prática deliberada nas habilidades estudadas. |
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