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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,87
MB
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Título: |
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Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul |
Autor: |
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Claudemir de Quadros
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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1.056 |
Resumo |
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Este é um estudo acerca da história da educação do Rio Grande do Sul,
entre os anos de 1937 e 1971. Tem como foco privilegiado de atenção o Centro
de Pesquisas e Orientação Educacionais - CPOE/RS - órgão vinculado à
Secretaria da Educação e Cultura do Estado - SEC/RS, criado em 1943. O
CPOE/RS participou ativamente da proposição e execução de políticas
públicas educacionais, normatização e intervenção sobre a organização do
ensino, orientação das atividades didático-pedagógicas das escolas públicas e
formação de professores. É um estudo que tem como preocupação
fundamental demonstrar as condições de emergência, de inserção e de
funcionamento desse órgão, com vistas a compreender, na sua especificidade,
os modos pelos quais o sistema educativo tornou-se objeto de reforma e como
certos discursos se instituíram enquanto verdades, produzindo significados
acerca da educação no Rio Grande do Sul. A investigação assentou-se na
análise de documentos escritos (correspondências oficiais, jornais, periódicos,
leis, decretos e atos, dentre outros), bem como de documentos orais -
narrativas de memórias. Tais documentos foram concebidos como práticas
discursivas, monumentos, segundo a estratégia analítica adotada e inspirada
na obra de Michel Foucault. O CPOE/RS institucionalizou-se como uma
operação deliberada do governo que fixou, em projeto político, as instituições e
procedimentos que entendeu fossem apropriados. Foi o resultado de discursos
que defendiam a eficácia, o aproveitamento de recursos e, sobretudo, a difusão
e consolidação de alguns saberes educacionais que buscaram legitimar-se
como saber pedagógico novo e moderno, porque experimental e científico. |
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