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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
940.20
KB
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Título: |
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Relação professor-aluno: interações na disciplina de algorítmos |
Autor: |
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Adriana Bordini
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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569 |
Resumo |
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Com esta pesquisa, procurou-se conhecer quem é o docente de Algoritmos nas três instituições pesquisadas e como acontece a aproximação professor-aluno na sala de aula e laboratório de informática. Para tal, buscou-se responder às seguintes questões: Como são as relações que professores e alunos vivenciam? Que importância tem para o professor e para o aluno a relação professor-aluno? A partir dessas questões, procurou-se focar o estudo no contexto da disciplina de Algoritmos do curso de Informática de três instituições de ensino CEFET/RS, Colégio Objetivo e UCPel. Para isso, o referencial de Santos (1999), Alarcão (2001), Penteado (2002) e Freire (1996), estudiosos do paradigma emergente, possibilitou uma reflexão sobre o aluno, o professor, o conhecimento e as relações que fluem entre eles, tanto na sala de aula, quanto no laboratório de Informática. A partir de um estudo etnográfico, utilizaram-se observações em sala de aula, questionários com os alunos e entrevistas com professores e alunos. Assim, este trabalho propiciou algumas percepções, tais como: nas aulas, os professores trabalham a teoria descolada da prática, gerando conteúdos sem sentido e significado para os alunos; a motivação do aluno para com a disciplina facilita seu interesse no conteúdo e, conseqüentemente, o seu aprendizado em Algoritmos; o uso de metodologias desafiadoras pelo professor gera entusiasmo no aluno, que sente a necessidade de ir em busca de conhecimentos; a relação professor-aluno não é definidora do aprendizado do aluno em Algoritmos, mas auxilia no processo de aprendizagem. Assim, cabe ao professor possibilitar situações de diálogo com o seu aluno. |
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