Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  940,20 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Relação professor-aluno: interações na disciplina de algorítmos
Autor:  
  Adriana Bordini   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  535
Resumo  
  Com esta pesquisa, procurou-se conhecer quem é o docente de Algoritmos nas três instituições pesquisadas e como acontece a aproximação professor-aluno na sala de aula e laboratório de informática. Para tal, buscou-se responder às seguintes questões: Como são as relações que professores e alunos vivenciam? Que importância tem para o professor e para o aluno a relação professor-aluno? A partir dessas questões, procurou-se focar o estudo no contexto da disciplina de Algoritmos do curso de Informática de três instituições de ensino – CEFET/RS, Colégio Objetivo e UCPel. Para isso, o referencial de Santos (1999), Alarcão (2001), Penteado (2002) e Freire (1996), estudiosos do paradigma emergente, possibilitou uma reflexão sobre o aluno, o professor, o conhecimento e as relações que fluem entre eles, tanto na sala de aula, quanto no laboratório de Informática. A partir de um estudo etnográfico, utilizaram-se observações em sala de aula, questionários com os alunos e entrevistas com professores e alunos. Assim, este trabalho propiciou algumas percepções, tais como: nas aulas, os professores trabalham a teoria descolada da prática, gerando conteúdos sem sentido e significado para os alunos; a motivação do aluno para com a disciplina facilita seu interesse no conteúdo e, conseqüentemente, o seu aprendizado em Algoritmos; o uso de metodologias desafiadoras pelo professor gera entusiasmo no aluno, que sente a necessidade de ir em busca de conhecimentos; a relação professor-aluno não é definidora do aprendizado do aluno em Algoritmos, mas auxilia no processo de aprendizagem. Assim, cabe ao professor possibilitar situações de diálogo com o seu aluno.
     
    Baixar arquivo