|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1.30
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Os alunos não são mais os mesmos: a escola também... pode não ser! Do pátio à calçada: construindo uma escola sem violência |
Autor: |
|
Alice Maria Szezepanski Montardo
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2005 |
Acessos: |
|
482 |
Resumo |
|
Este trabalho apresenta pesquisa realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bibiano de Almeida em Pelotas, RS, revelando ao longo de doze capítulos uma experiência onde os problemas de indisciplina/violência têm sido superados diariamente.
Toda essa experiência dá-se por meio da qualificação das relações que perpassam e adentram a Escola, através da alegria, do diálogo, do prazer e da importância do seu reconhecimento como espaço de produção de conhecimento, fundamentado e fundamentando a construção coletiva de regras de convivência.
A Escola, vista como espaço de conflitos, que não são problemas e sim alternativas para novos caminhos na compreensão desse universo repleto de desejos e necessidades, percebe a disciplina como resultado de um Sistema Relacional onde a reflexão crítica do seu papel social e a liberdade para que os caminhantes tracem seu caminho remetem para uma Escola que recria, sonha e realiza. Isto se deve à construção de um espaço escolar ancorado em um Projeto Político-Pedagógico sustentado e resultante do diálogo, da parceria, do compromisso com o conhecimento e do prazer que se renovam num exercício de ação/reflexão/ação.
Numa perspectiva transformadora de uma realidade posta e imposta, a "Bibi" indica possibilidades, através das Ações-cupim, que são vivenciadas no seu cotidiano, compreendendo e fazendo escolhas, apostando na autonomia dos que por lá passam, fazendo sua história e rompendo com uma autoridade ultrapassada e inflexível. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|