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Título:  
  Narrativas entrelaçadas: conversando sobre leituras e lembranças de escola com mulheres que se encontram em um salão de beleza de cultura afro
Autor:  
  Aline Lemos da Cunha   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  1.372
Resumo  
  Este trabalho traz reflexões tecidas em uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado em Educação da UFPel, a qual, desenvolvida em um Salão de Beleza de Cultura Afro, na cidade do Rio Grande, teve como foco perceber, nas narrativas de três mulheres, leituras e lembranças do seu processo de escolarização, interrompido por motivos diversos. Nas narrativas demonstram motivos que influenciaram essa saída da escola e dentre eles destacam a necessidade de sustento, implícita ou explicitamente. Cada mulher, fala sobre suas aprendizagens diárias, realizadas em experiências não-formais. Na complexa vivência com os cabelos, deixam visível o reconhecimento de uma sociedade que institui padrões. Anunciam seus sonhos, os quais, mesmo que nem sempre sejam construídos pela via do conhecimento formal, retratam a escola como um lugar almejado e significativo, contraditoriamente à sua experiência cotidiana. Trago reflexões possíveis, sobre a não-neutralidade inerente à pesquisa em educação, apontando caminhos metodológicos para concebê-la, relatando minha experiência e reflexão com as mulheres. Apresento narrativas entrelaçadas e “transcriadas”, de mulheres afro-brasileiras que trilharam seus caminhos pela via do conhecimento não-formal, relatando lembranças e leituras de escola que se encontram amalgamadas. Diferente da pesquisadora, que, no momento da pesquisa, tem o processo de escolarização como ponte para a objetivação de seus sonhos e desejos, estas mulheres tiveram a escola como uma passagem. Histórias que se bifurcam em determinado momento, mas que, pela proximidade com raízes afro-brasileiras se entrelaçam, e isto pela simples convivência com o cabelo crespo. Fundamental para compreender as razões destas leituras é perceber que as vivências cotidianas são geradoras de conhecimento e possibilidades de análise. A referida pesquisa, procura, através dos pilares da pesquisa participante, dialogar com mulheres e, sem intenções messiânicas, dar voz a quem tem sua visibilidade restrita à coletividade que construiu.
     
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