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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2.17
MB
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Título: |
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Design, Imaginário e cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação do designer |
Autor: |
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Irapuã Pacheco Martins
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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441 |
Resumo |
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Este trabalho que trata de uma investigação sobre o ensino do Design, a partir dos
estudos do Imaginário, tem como mote a cultura do doce pelotense e foi
desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Curso de
Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo principal desta dissertação
é refletir e teorizar acerca de outras/novas formas de pensar a formação dos
designers, que incluam conteúdos simbólicos. Também, fazer inter-relações entre
Design, Imaginário, Cultura e Educação. A pesquisa que teve cunho qualitativo e se
caracterizou como do tipo estudo de caso, contou com nove sujeitos - contadores de
histórias -, que narraram histórias originadas nas vivências, relacionadas com a
trajetória cultural da cidade de Pelotas. A metodologia buscou, através de entrevistas
semi-estruturadas, presentificar o doce no imaginário pelotense e as narrativas
obtidas por meio delas fizeram emergir dados que foram analisados, a partir dos
seguintes três grandes núcleos simbólicos, os quais se direcionaram para reapresentar
a história do doce em Pelotas: artesanalidade, sacralidade e
produtividade. Tais re-apresentações mostraram a importância do trânsito pela
pessoalidade, que, além de fomentador de atitudes mais criativas, pode promover
uma aproximação em relação ao aspecto mais sensível do Design. Por meio dessas
presentificações, ficou evidenciado que é possível pensar processos pedagógicos
que permitem ver o Design Gráfico como uma prática mais desprendida dos
métodos e das técnicas e, portanto, mais afinada com as emoções e os sentidos,
assim como indicam as perspectivas teóricas contemporâneas. |
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