|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
531.03
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação |
Autor: |
|
Márcia Berenice Pereira André
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2005 |
Acessos: |
|
351 |
Resumo |
|
No decorrer deste trabalho, realiza-se a descrição e análise de doze memoriais de
formação autonarrativas escritas por alunas-professoras durante a formação
continuada no Programa Especial para Formação de Professores em Serviço nas Redes
de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Pelotas. Em suas autobiografias, as alunas-professoras
rememoram e refletem sobre suas trajetórias de vida (pessoais e profissionais),
buscando compreender como se tornaram as professoras que são. Tal procedimento
revelou-se uma fonte singular para que essa finalidade fosse atingida. Na análise dos
Memoriais Individuais considerou-se dois fatores fundamentais: as autonarrativas
escritas pelas alunas-professoras e a revisão bibliográfica. A junção desses dois
elementos permitiu-nos responder a indagação inicial da pesquisa. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|