Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  531,03 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Histórias de vida de professoras: analisando escritas autobiográficas de professoras em formação
Autor:  
  Márcia Berenice Pereira André   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  324
Resumo  
  No decorrer deste trabalho, realiza-se a descrição e análise de doze memoriais de formação – autonarrativas escritas por alunas-professoras durante a formação continuada no Programa Especial para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região Sul do Rio Grande do Sul da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Em suas autobiografias, as alunas-professoras rememoram e refletem sobre suas trajetórias de vida (pessoais e profissionais), buscando compreender como se tornaram as professoras que são. Tal procedimento revelou-se uma fonte singular para que essa finalidade fosse atingida. Na análise dos Memoriais Individuais considerou-se dois fatores fundamentais: as autonarrativas escritas pelas alunas-professoras e a revisão bibliográfica. A junção desses dois elementos permitiu-nos responder a indagação inicial da pesquisa.
     
    Baixar arquivo