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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
613,38
KB
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Título: |
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A construção do significado de textos em estudantes universitários e a mediação docente segundo a perspectiva de Vigotski |
Autor: |
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Renata Maria Cortez da Rocha Zaccaro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CUML/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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1.759 |
Resumo |
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O presente trabalho teve como objetivo investigar a questão da leitura na universidade, por
meio de um estudo sobre como universitários constroem o sentido dos textos e a importância
do professor nesse processo. A escolha desse tema se justifica pelo fato de se apresentaram,
em exames como o PISA e o SAEB, resultados insatisfatórios na leitura e na interpretação de
textos diversos. A teoria de Vigotski deu base a esta pesquisa no que diz respeito à
importância da interação no processo de significação. Para o autor, a história do sujeito deve
ser levada em conta na análise de sua linguagem. As condições materiais e concretas da vida
de cada indivíduo não podem ser descartadas e a análise feita apenas com base na relação
entre o significante e o significado. Para isso, foram escolhidos alunos de uma Instituição
Universitária do interior de São Paulo. Os estudantes participaram da leitura e da discussão de
cinco textos de gêneros diferentes. As cinco sessões de leitura foram filmadas, transcritas e
analisadas. Em cada sessão, os participantes foram convidados a definir palavras antes e
depois da leitura do texto que as continha. As análises feitas retrataram os processos de
negociação dos sujeitos na construção dos significados do texto, mostrando além da
importância da interação social, a importância do texto como o contexto que auxilia na
elaboração dos significados e sentidos do texto. Aspectos como ironia, sentido figurado,
a importância do conhecimento de mundo do indivíduo também foram abordados. Os
resultados apontam que a presença do professor é fundamental no processo de construção dos
significados, ilustrando a ação na zona de desenvolvimento proximal dos estudantes na
relação com os colegas e a professora. |
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