Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  788.03 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Juventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horacio Macedo/CEFET-RJ
Autor:  
  Carlos Artexes Simões   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  416
Resumo  
  No inicio do século XXI, o Brasil enfrenta grandes dificuldades de atender à sua população e, em particular, aos jovens nos seus direitos básicos de uma educação de qualidade para todos e de trabalho não alienado. O trabalho informal e o subemprego predominam nas relações de produção e a expansão quantitativa da escolarização tem se caracterizado como uma oferta degradada para os setores populares. Um grande contingente de jovens tem abandonado a perspectiva do estudo e do trabalho. Algumas propostas educacionais buscam se contrapor a esta realidade social, aqui vista como uma tensão entre a estrutura de um sistema capitalista e a estratégia utilizada pelos atores sociais e, em particular, pelos jovens trabalhadores. Essa dissertação busca desvendar a possibilidade de utilização da educação técnica pelos “jovens pobres” para a sua ascensão social e desenvolvimento pessoal e coletivo. Tem como objetivo analisar a experiência de jovens oriundos da escola pública em suas trajetórias educacionais e de inserção no trabalho, a partir da conclusão e participação no programa educacional de oferta do Ensino Médio, do Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo, articulado com a Educação Técnica do Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Trata-se de um estudo de caso que ressalta originalidades e particularidades da experiência de jovens de camadas populares, que concluíram o Ensino Médio, e tiveram a oportunidade da Educação Técnica no CEFET-RJ, mas com uma perspectiva abrangente de compreensão do tema, referente à questão da formação de jovens e sua relação com o trabalho.
     
    Baixar arquivo