|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
788,03
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Juventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horacio Macedo/CEFET-RJ |
Autor: |
|
Carlos Artexes Simões
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFF/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
451 |
Resumo |
|
No inicio do século XXI, o Brasil enfrenta grandes dificuldades de atender à sua
população e, em particular, aos jovens nos seus direitos básicos de uma educação de qualidade
para todos e de trabalho não alienado. O trabalho informal e o subemprego predominam nas
relações de produção e a expansão quantitativa da escolarização tem se caracterizado como uma
oferta degradada para os setores populares. Um grande contingente de jovens tem abandonado a
perspectiva do estudo e do trabalho. Algumas propostas educacionais buscam se contrapor a esta
realidade social, aqui vista como uma tensão entre a estrutura de um sistema capitalista e a
estratégia utilizada pelos atores sociais e, em particular, pelos jovens trabalhadores. Essa
dissertação busca desvendar a possibilidade de utilização da educação técnica pelos jovens
pobres para a sua ascensão social e desenvolvimento pessoal e coletivo. Tem como objetivo
analisar a experiência de jovens oriundos da escola pública em suas trajetórias educacionais e de
inserção no trabalho, a partir da conclusão e participação no programa educacional de oferta do
Ensino Médio, do Colégio Estadual Prof. Horacio Macedo, articulado com a Educação Técnica
do Centro federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Trata-se de
um estudo de caso que ressalta originalidades e particularidades da experiência de jovens de
camadas populares, que concluíram o Ensino Médio, e tiveram a oportunidade da Educação
Técnica no CEFET-RJ, mas com uma perspectiva abrangente de compreensão do tema, referente
à questão da formação de jovens e sua relação com o trabalho. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|