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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
18,30
MB
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Título: |
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Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas |
Autor: |
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Angela Maria Parreiras Ramos
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIRIO/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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695 |
Resumo |
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Este trabalho busca compreender as influências que livros de literatura infantil, com
protagonistas negros como sujeitos históricos e sociais e histórias das culturas africanas,
exercem no processo de construção da identidade étnico-racial. Para tal, foi feita uma
pesquisa-ação que se deu através da intervenção no cotidiano escolar de duas escolas da rede
pública, no município do Rio de Janeiro, onde foram realizadas contações de histórias, uma
vez por semana, no período de fevereiro a junho de 2006. Considerando que nenhum discurso
é neutro Bakhtin (2003) e que os desenhos são linguagens possuidoras de uma representação
visual impregnada de simbologia Derdyk (1989), as falas e os desenhos produzidos pelos
sujeitos serviram como fontes de análises para compreendermos as representações
hegemônicas e naturalizadas que a sociedade brasileira tem da população negra. Foi
estabelecido um diálogo entre o que foi produzido e/ou falado pelos sujeitos da pesquisa e os
estudos sobre relações étnico-racias de autores como: Munanga (2004), Cunha Jr.
(2000,2001), Gomes (2005), Silva (2003), Inocêncio (2006), Sousa (2005). Concluiu-se, entre
outras coisas, que a literatura infantil, quando criteriosamente selecionada, pode ser
considerada porta-voz importante na construção da identidade étnico-racial e de
conhecimentos sobre diferentes culturas africanas. |
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