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Título:  
  Construção da identidade étnico-racial: o papel da literatura infantil com protagonistas negros e histórias das culturas africanas
Autor:  
  Angela Maria Parreiras Ramos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIRIO/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  695
Resumo  
  Este trabalho busca compreender as influências que livros de literatura infantil, com protagonistas negros como sujeitos históricos e sociais e histórias das culturas africanas, exercem no processo de construção da identidade étnico-racial. Para tal, foi feita uma pesquisa-ação que se deu através da intervenção no cotidiano escolar de duas escolas da rede pública, no município do Rio de Janeiro, onde foram realizadas contações de histórias, uma vez por semana, no período de fevereiro a junho de 2006. Considerando que nenhum discurso é neutro Bakhtin (2003) e que os desenhos são linguagens possuidoras de uma representação visual impregnada de simbologia Derdyk (1989), as falas e os desenhos produzidos pelos sujeitos serviram como fontes de análises para compreendermos as representações hegemônicas e naturalizadas que a sociedade brasileira tem da população negra. Foi estabelecido um diálogo entre o que foi produzido e/ou falado pelos sujeitos da pesquisa e os estudos sobre relações étnico-racias de autores como: Munanga (2004), Cunha Jr. (2000,2001), Gomes (2005), Silva (2003), Inocêncio (2006), Sousa (2005). Concluiu-se, entre outras coisas, que a literatura infantil, quando criteriosamente selecionada, pode ser considerada porta-voz importante na construção da identidade étnico-racial e de conhecimentos sobre diferentes culturas africanas.
     
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