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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
699,11
KB
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Título: |
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Pais e filhos: um estudo da educação financeira em famílias na fase de aquisição |
Autor: |
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Andreza Maria Neves Manfredini
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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382 |
Resumo |
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Vivendo numa sociedade em que as propagandas constituem um
forte apelo ao consumo, as crianças muito cedo entram em contato
com o dinheiro; portanto, educar os filhos financeiramente constitui
um desafio para os pais. Esta pesquisa procurou compreender como
ocorre o processo de educação financeira dos filhos em famílias de
classe média, na Fase de Aquisição do Ciclo Vital, na cidade de
Tremembé, interior de São Paulo. Este estudo caracterizou-se como
uma pesquisa qualitativa, realizada com pais e filhos nas idades de 7
a 10 anos. Para coleta de dados, foram realizados três grupos focais:
um deles com a participação de 6 pais, sendo 5 mães e 1 pai que
tinham filhos nas idades de 7 a 10 anos; outro, com 9 crianças de 7 a
8 anos; e o terceiro com a participação de 3 crianças de 9 a 10 anos.
Os participantes constituíram uma amostra por bola de neve (snow
ball samplig). Na análise das narrativas, constatou-se que os pais não
têm a intencionalidade de educar os filhos em relação ao dinheiro e,
por esse motivo, usam técnicas construídas no cotidiano familiar. As
crianças maiores reconhecem que os pais têm mais experiência que
eles, para lidar com o dinheiro, e, por isso, acreditam que seja
importante conversar sobre esse assunto. Percebe-se que o modelo de
educação financeira recebida pelos pais é a que se procura passar
para os filhos. Foi percebido, também, que o ato de poupar deve ser
contínuo e prioritário, assim como as conversas em família, para que
as crianças possam exercer o papel de cidadãs, e não o de
consumistas, num futuro próximo. |
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