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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,20
MB
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Título: |
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Estabilidade e filtrabilidade de óleo diesel |
Autor: |
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Marcelo Vieira Alves
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UERJ/ENGENHARIA QUÍMICA |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA QUÍMICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.079 |
Resumo |
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A crescente demanda pela redução da emissão de poluentes por motores do ciclo
diesel tem levado à adoção de sistemas de injeção mais avançados. Tais sistemas têm folgas
cada vez menores e filtros mais restritivos, o que leva à preocupação com a presença de
partículas e a filtrabilidade do óleo diesel. As partículas podem ser originadas pelo arraste de
materiais que compõem a estrutura de tanques e tubulações, pela admissão de poeira e
umidade pelos respiros dos tanques de armazenamento, por borras microbiológicas e por
produtos de degradação do óleo diesel formados pela sua oxidação. A degradação do óleo
diesel pode ocorrer durante o período de estocagem e distribuição, segundo a condensação
catalisada por ácidos entre compostos aromáticos como as fenalenonas e compostos
nitrogenados heterocíclicos da classe dos indóis. Estes precursores ocorrem nas diversas
correntes utilizadas na composição do combustível, como os gasóleos atmosférico, de
craqueamento catalítico e de coqueamento retardado. No presente estudo foi analisada a
formação de sedimentos em combustíveis modelos e em combustíveis reais, de base
aromática e parafínica, contendo tais precursores naturalmente ou por adição. Esses
combustíveis foram submetidos a ensaios de envelhecimento acelerado por 16 horas a 90 °C e
envelhecimento natural por 13 semanas a 43 °C. Uma simulação de estocagem dos
combustíveis modelos por 6 meses a temperatura ambiente também foi realizada. Os modelos
de óleo diesel responderam positivamente aos ensaios de envelhecimento com formação de
sedimentos, podendo ser considerados meios apropriados para verificar a ocorrência do
processo de degradação estudado. A resposta dos combustíveis reais foi ainda mais elevada
em razão de sua complexidade química, composição e presença de impurezas. A formação de
sedimentos mostrou ser afetada pelo perfil de hidrocarbonetos presentes nos combustíveis. |
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